Após dois anos, Festival Italemanha está de volta em Marechal Floriano
O Italemanha, que celebra a colonização alemã e italiana, acontece de amanhã a domingo com música, dança e pratos típicos
Escute essa reportagem
Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia, o Festival Ítalo-Germânico, o Italemanha, acontece de hoje (21) a domingo (23), na avenida Arthur Haese, em Marechal Floriano, região serrana do Estado.
Gratuita, a programação traz praça de alimentação com delícias da gastronomia típica e shows.
Em sua 20ª edição, o festival celebra a colonização alemã e italiana no município. The Fevers, que havia sido anunciada como atração do sábado, teve que cancelar o show.

Entretanto, a Prefeitura de Marechal Floriano colocou o show do cantor Rodrigo Balla no mesmo horário em que havia sido programada a apresentação da banda.
O evento, considerado um dos mais tradicionais das montanhas do Estado, terá diversas atrações nos três dias de festa. A programação ainda contará com shows de Ernesto Mathias, Rony e Ricy, Cristian Greik e desfile das rainhas e princesas.
Como nas últimas edições, o domingo, último dia de festa, terá uma atração especial voltada às crianças. Este ano, o Grupo Infantil Tina Show será responsável pela animação da criançada, a partir das 16h.
Quem já está animada para o 20ª Italemanha é a empresária Bárbara Simone, que mora em Anchieta. Para ela, o retorno do festival depois de dois anos é motivo de alegria. “É uma festa bem organizada. É muita felicidade a Italemanha retornar depois da pandemia”.
O evento é realizado pela Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
De acordo com a organização, todas as edições do Italemanha iniciam com o tradicional “desfile da realeza”, um dos momentos mais aguardados da festa que celebra a colonização alemã e italiana em Marechal Floriano, que é representado pelas eleitas no desfile.
São jovens com idade entre 15 e 25 anos que moram no município. Todas as candidatas devem ter descendência italiana ou alemã, comprovando com a certidão de nascimento, ser solteira e não possuir filhos.
“Não faltam opções para se hospedar para quem pretende ficar na cidade durante a festa. O município é uma convocação à apreciação das tradições dos imigrantes alemães e italianos”, disse o prefeito de Marechal Floriano, João Carlos Lorenzoni.
PROGRAMAÇÃO - 20ª Italemanha
> Quando: Hoje (21) a domingo (23)
> Onde: Avenida Arthur Haese, Marechal Floriano. Entrada franca.
Cronograma do evento
> Hoje
- 19h30 – Abertura da Italemanha.
- 20h – Desfile das rainhas.
- 22h30 – Banda Repley.
- 00h – Ernesto Mathias.
> Amanhã
- 20h – Os Germanos.
- 21h30 – Cristian Greik.
- 23h – Rodrigo Balla.
- 01h – Apresentação da dupla Rony e Ricy.
> Domingo
- 09h – Torneio de solo.
- 10h – Abertura das barracas.
- 12h – Éden Show.
- das 14h às 15h30 – Grupos de danças.
- 16h – Grupo infantil Tina Show.
- 17h30 – Brasitália.
- 19h – Som e Cia.
Comentários