Única mulher eleita prefeita no Estado já foi primeira-dama da cidade
Escute essa reportagem

Apenas uma mulher foi eleita prefeita nos 78 municípios do Espírito Santo em disputa nas eleições do primeiro turno, no domingo (15). Trata-se de Ana Izabel Malacarne de Oliveira (DEM), que foi eleita à Prefeitura de São Domingos do Norte, cidade do Noroeste do Estado que tem pouco mais de 8 mil habitantes, com 37,37% dos votos.
A prefeita eleita recebeu 2.281 votos no total. Seu vice é Mazinho Enfermeiro, do PROS. Ana já havia assumido o cargo entre 2005 a 2008.
Ela tem 61 anos, é casada e tem superior completo. A candidata concorreu as eleições de 2004 e foi eleita no primeiro turno. Ela participou ainda de outras duas eleições, incluindo em 2008, quando não conseguiu se reeleger. Também tentou se candidatar em 2016, mas foi impedida de concorrer por erros na prestação de contas de campanhas anteriores.
A candidata derrotou o atual prefeito, Pedro Pão, que ficou em segundo lugar com 25,88% (1.580 votos). A eleição em São Domingos do Norte teve 12,81% de abstenção, 0,88% votos brancos e 2,76% votos nulos.
Ana se considera uma “feminista conservadora”, afirmando não deixar de acompanhar a evolução da sociedade.
“É preciso ser maleável. Não vou deixar de acompanhar a evolução da sociedade, como a participação da mulher na política. Mas também não vou ser extrema e abandonar tudo o que aprendi. Não abro mão da família e da religião”.
Com 20 anos de experiência na área da educação, Ana iniciou a carreira política por influência do marido, o agricultor Venício Alves, prefeito da cidade entre 1997 a 2000.“Ele sempre me apoiou muito. É o meu maior cabo eleitoral”.
Em seu retorno à prefeitura, ela destacou a criação de empregos como objetivo para o mandato.
“Temos muitos jovens desempregados que saíram daqui porque a cidade parou de crescer. O meu objetivo é tornar a cidade atraente em termos de oportunidades”.
Outra mulher que ainda pode se tornar prefeita no Estado é Célia Tavares (PT). Ela enfrentará Euclério Sampaio (DEM) no segundo turno em Cariacica.
Segundo levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), das 374 candidaturas para o cargo de prefeito no Espírito Santo, apenas 44 foram de mulheres, o que corresponde a 11%.
O eleitorado capixaba é formado em sua maioria por mulheres, que representam 52% do total de eleitores.
Comentários