Mais de 330 mil não votaram no primeiro turno na Grande Vitória
Escute essa reportagem

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e pelo temor de muitas pessoas em irem até os locais de votação no primeiro turno das eleições, 333.899 mil eleitores da Grande Vitória deixaram de ir às urnas para escolher seus candidatos.
O percentual de quem não compareceu aos locais de votação foi de 25,44%, do total de 1,3 milhão de eleitores de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão. Isso significa que a cada quatro eleitores, um deixou de votar ontem.
O número em todos os municípios da região metropolitana foi superior ao pleno anterior, em 2016. A maior abstenção, na época, foi em Guarapari, quando 20,81% dos eleitores não compareceram aos locais de votação. Este ano, a falta foi ainda superior, chegando a 26,1%.
Em Vitória, o percentual surpreende ainda mais, já que em 2016 só teve 10,76% de faltosos. Já este ano, no primeiro turno, 25,45% dos eleitores deixaram de comparecer às urnas.
O advogado eleitoral, Marcelo Nunes, informou que essa abstenção superior a anos anteriores já era esperada. “A Covid é o principal fator, pois pessoas de grupo de risco e idosos evitaram ir até os locais de votação”, explicou o advogado.
Nunes ressaltou, no entanto, que não há como avaliar se o alto número de abstenções pode ter afetado nos resultados em alguns locais.
Além de uma maior abstenção no Estado, no País, a falta de eleitores também foi expressiva. Dados preliminares do TSE mostram que o número de eleitores que não compareceram já é o maior ao menos desde 1996.
Com pouco mais de 87% das urnas apuradas, na noite de ontem, o número de brasileiros que não votaram atingiu 23,48%, acima do percentual de 18,3% registrado em 1996. Em 2016, 17,58% do eleitorado não compareceu, o equivalente a 25,3 milhões de eleitores.
Justificativa
Quem não votou e também não apresentou a justificativa ontem terá 60 dias a partir da data da eleição.
O eleitor que estava fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve justificar sua ausência, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título.

Comentários