Estado tem o maior número de candidatos da história
Escute essa reportagem

Como já previam os especialistas, a eleição de 2020 no Brasil contará com o maior número de candidatos da história. Foram 517.786 candidaturas solicitadas em todo o País até o último sábado (26), prazo final de registro.
No Espírito Santo também houve recorde. São 11.878 candidatos, sendo 11.507 para a vaga de vereador e 371 de prefeito. São quase 2 mil nomes a mais do que em 2016, na última eleição municipal, quando foram 10.171 solicitações: 9.900 para vereador e 271 para prefeito.
“No sistema anterior, que permitia as coligações, muitos partidos abriam mão de suas candidaturas majoritárias (prefeito) para fazer uma aliança na candidatura proporcional (vereador) de forma a tornar mais viável a eleição dos vereadores. Como não há mais coligações proporcionais, os partidos se sentiram motivados a lançarem candidaturas a prefeito”, explica o advogado especialista em Direito Eleitoral, Marcelo Nunes.
O advogado conta que o aumento de candidatos a vereador também é fruto da mudança na legislação. “Antes, você tinha partido com dois, três, quatro candidatos, que se unia a outros partidos. Sem das coligações, cada partido teve que trazer mais candidatos para viabilizar uma chapa sozinho.”
Candidatos a prefeito e vereadores nas 78 cidades do Estado, podem ser conferidos na íntegra no site divulgacandcontas.tse.jus.br.
Tem suíço na disputa

A eleição de prefeito de Nova Venécia tem um candidato suíço. Antonio Emílio (Cidadania) é vereador e nasceu em 1974 na cidade de Fribourg. Sua família se mudou para o Brasil quando ele tinha apenas um ano. Ele é servidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.
Comentários