Login

Atualize seus dados

Educação

Volta à sala de aula obrigatória hoje para 240 mil alunos da rede estadual

26/07/2021 09:05:16 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Volta à sala de aula obrigatória hoje para 240 mil alunos da rede estadual
Retorno presencial passa a ser obrigatório em 430 escolas estaduais Foto: Beto Morais / AT - 13/10/2020

Cerca de 240 mil estudantes serão obrigados a retornar às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (26) na rede estadual de ensino. Ao todo, 430 escolas passam a receber diariamente os alunos, ainda em modelo de revezamento, mas com presença obrigatória.

Desde o início da pandemia, há mais de um ano, em março de 2020, as aulas presenciais não eram obrigatórias. Quando as atividades foram retomadas, a presença dos estudantes em sala de aula passou a ser optativa. Agora, todos precisam retornar.

A presença só não será obrigatória para estudantes com comorbidades, deficiências, gestantes e lactantes (que amamentam), que podem optar pelo ensino remoto.

Além da presença obrigatória, outra mudança é quanto ao revezamento em sala de aula. Ao contrário do que vinha ocorrendo, com os alunos se revezando semanalmente, a partir de hoje, as escolas terão rodízio diário de alunos.

A subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Andréa Guzzo, explicou que o tamanho das turmas vai definir as orientações específicas para cada escola. Ela ressaltou que as escolas já estão organizadas, desde o ano passado, para receber os alunos com segurança, mantendo o distanciamento de um metro e meio.

“Em algumas escolas, dependendo do tamanho da turma e da sala, o que pode acontecer é que em vez de dividir a sala em dois grupos, seja preciso dividir em três. Há casos também que a quantidade de alunos é pequena, com 15 alunos, o que não há necessidade de revezamento”.

Em caso de sintomas gripais, a orientação é a de que os estudantes fiquem em casa. A secretária frisou que as escolas vão continuar fazendo o acompanhamento diário desses alunos para evitar que haja contaminação dentro das unidades de ensino.

Prefeituras

Na rede municipal, o retorno obrigatório vai depender de cada prefeitura. Na Serra, a presença obrigatória passa a valer a partir de 2 de agosto. Em Cariacica, dia 10.

Em Vitória, a prefeitura ainda não definiu, mas as aulas com revezamento diário já começam hoje. Já a Prefeitura de Vila Velha informou que a obrigatoriedade está sendo discutida.


SAIBA MAIS


Rede estadual

  • A presença dos alunos será obrigatória a partir de hoje.
  • A presença só não será obrigatória para estudantes com comorbidades, deficiências, gestantes e lactantes (que amamentam), que podem optar pelo ensino remoto.
  • Ao todo, são cerca de 240 mil estudantes matriculados em 430 escolas estaduais.
  • Haverá revezamento diário de estudantes, com organização variando conforme a escola.

Serra

  • Presença obrigatória a partir do dia 2 de agosto.

Cariacica

  • Presença obrigatória a partir do dia 10 de agosto.

Vitória e Vila Velha

  • Ainda não definiram.

Fonte: Governo do Estado e prefeituras.