Meeting Tribuna Educação: exemplos de inovação e protagonismo
Promovido pela Rede Tribuna, evento que acontece nesta quarta-feira destaca o papel da matemática no desenvolvimento do pensamento crítico
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A educação como força de transformação será o ponto central do Meeting Tribuna Educação, que acontece nesta quarta-feira (23), das 8h às 12h, em Vitória.
O evento, promovido pela Rede Tribuna, vai reunir cerca de 600 convidados, entre educadores, gestores educacionais e autoridades.
O Meeting Tribuna Educação terá como palestrante a doutora em educação e ex-secretária de educação básica do Ministério da Educação, Katia Stocco Smole.
Com o tema “Pensamento Matemático como base para transformar a educação”, a palestra trará reflexões inspiradoras sobre como a matemática pode ser a chave para o desenvolvimento de competências essenciais na escola do século XXI.
A palestra será transmitida pelo canal no YouTube do Tribuna Online, a partir das 8 horas.
Além da palestra, o evento contará com a presença de autoridades.
A diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, revelou que o Meeting é a celebração do trabalho diário feito pela Rede Tribuna em seus veículos de comunicação em favor da educação.
“Orgulhosamente, dia a dia, destacamos professores e alunos, de Norte a Sul do Espírito Santo, da educação infantil ao ensino superior, na convicção que o Espírito Santo é referência para o Brasil. Momentos como este, em que nos reunimos com especialistas, nos fazem mais fortalecidos para ainda melhores resultados”.
O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, enfatizou que o Meeting Tribuna traz um tema diferente nesta edição, que é o pensamento matemático. “Parabenizo, mais uma vez, a Rede Tribuna por iniciativas como essa”.
“Todos podem aprender matemática”, diz Katia Smole, doutora em educação e palestrante
Ao contrário da ideia de que a matemática é apenas uma disciplina formada por um conjunto de fórmulas e cálculos, a doutora em Educação e ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação Katia Smole, palestrante desta quarta, defende que o pensamento matemático pode ser um instrumento poderoso para formar cidadãos mais criativos, críticos e preparados para os desafios do mundo atual.
A Tribuna - O que é o pensamento matemático, e como ele pode transformar a educação?
Katia Smole - O pensamento matemático é bem mais abrangente do que a maioria das pessoas imagina. Muita gente pensa apenas em raciocínio lógico, mas vai além. Envolve tomada de decisão, criatividade, resolução de problemas e pensar fora da caixa.
Ele se aplica tanto em situações do cotidiano, como nas finanças pessoais, quanto em avanços científicos e tecnológicos — como os modelos de inteligência artificial ou tratamentos médicos de alta complexidade.
Isso nem sempre é compreendido dessa forma, certo?
Não. Muitas vezes, a escola não mostra essa beleza toda. É sobre como mudar essa realidade que vamos falar no evento.
Mas é possível se apaixonar por matemática mesmo tendo dificuldade? Quem se considera “de humanas” tem chance?
Sempre é possível! O primeiro passo é acreditar que todas as pessoas podem e têm o direito de aprender matemática. Isso precisa estar presente na escola.
Também é importante repensar o tipo de matemática que ensinamos. Nossa trajetória com a disciplina, em geral, é muito baseada em memorização e repetição. Saber fórmulas e fazer cálculos é útil, mas matemática é muito mais do que isso.
Se queremos que os estudantes se apaixonem por ela, precisamos apresentar esse outro universo.
Quando usamos a resolução de problemas como foco, quando mostramos que errar faz parte do processo de investigar, o aprendizado se torna mais estimulante.
Qual a importância de um evento como o Tribuna Meeting para a educação?
Primeiro, acho corajoso trazer uma palestra específica sobre um tema que costuma assustar muita gente: a matemática. Isso permite discutir o ensino e a aprendizagem de forma ampla.
O Brasil vive um momento importante, em que finalmente começamos a discutir matemática com profundidade — como já fazemos com a alfabetização, por exemplo.
Discutir matemática como um direito de formação cidadã e como uma política pública de Estado é fundamental. O Meeting traz essa visão pioneira.
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