X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Hoje tem caderno de revisão para o Enem no jornal A Tribuna

Último fascículo do “Simulados Enem” promete ajudar alunos a relembrar temas da prova, que será nos dias 13 e 20 deste mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Na semana do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o jornal A Tribuna publica o último fascículo do “Simulados Enem”.

Com quatro questões de cada área do conhecimento, o simulado ajuda os alunos na revisão dos principais temas da avaliação antes do grande dia.

Neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 45 questões cada, além da prova de Redação. Já no domingo seguinte, é a vez da Matemática e das Ciências da Natureza, também com 45 questões.

Para a professora de História Amanda Merlo, a última semana não é o momento para o aluno se sobrecarregar com conteúdos novos. “Acredito que o segredo é justamente o contrário. Os alunos devem reafirmar os conteúdos que mais dominam, fazendo exercícios e revisões”, opinou.

A reta final também exige descanso, especialmente quando se leva em conta a duração do primeiro dia de prova. Neste domingo, os participantes têm cinco horas e meia para realizar a avaliação.

Para a professora de Língua Portuguesa e Redação Andressa Barros, a revisão pode ser associada pelos estudantes a atividades de lazer. 

“Uma dica bacana é reservar, um dia antes da prova, um momento para assistir a um documentário que poderá, além de promover um momento de leveza, contribuir com a prova de redação”.

A professora Amanda também recomenda desacelerar o ritmo. “Com toda a certeza o descanso tem que fazer parte desse processo. É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo”.

O aluno da 3ª série do ensino médio do Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, Guilherme de Azevedo, 17, diz que está tranquilo para o próximo domingo.

Buscando uma vaga no curso de Engenharia da Computação, o estudante domina Matemática, mas tem focado suas revisões naquilo que pode melhorar. 

“Tenho estudado mais a área de Humanas porque tenho mais dificuldade. Também estou lendo e me mantendo informado sobre possíveis temas da Redação”.

As principais dicas

Para a última semana

Faça pequenos resumos sobre os temas mais recorrentes de cada área.

Mapas mentais, fluxogramas e resumos escritos são boas opções.

Não há tempo para aprender conteúdos novos. O foco deve estar em tirar as dúvidas mais urgentes.

Boas noites de sono são essenciais para restaurar o organismo.

Evite estresse e descanse o corpo e a mente com atividades prazerosas, mas sem exageros.

No dia da prova

> Faça uma última conferência do local e dos itens necessários (documento oficial com foto, caneta preta, lanche e água);

> Chegue cedo ao local de prova;

> Vista-se com roupas leves para garantir mais conforto;

> Concentre-se na prova: o nível de ansiedade e insegurança diminui quando o participante foca em um alvo específico;

> Não cisme com uma questão, passe para a próxima;

> Depois de responder a todas as questões possíveis, volte para as que não conseguiu responder e dedique o tempo restante para tentar de novo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: