X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Espírito Santo supera média nacional em avaliação de alfabetização


Ouvir

Escute essa reportagem

O Espírito Santo está entre os dez estados que superaram a média nacional de alfabetização. O resultado referente a 2019 foi obtido com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados nesta quarta-feira (04), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Segundo o INEP, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Ceará e Distrito Federal apresentaram índice de proficiência média acima da proficiência média nacional em língua portuguesa no 2º ano do ensino fundamental. A nota do Ceará, a maior do país, chega a ser 52,76 pontos a mais do que a do Amapá, que possui a menor média em língua portuguesa.

O Espírito Santo também está entre os nove melhores Estados com a melhor média em matemática, também do 2º ano do ensino fundamental I.

Essa foi a primeira vez que o Inep aplicou a avaliação de alfabetização a estudantes do 2º ano. As provas anteriores ocorreram no 3º ano e, por isso, a comparação dos resultados não é indicada. A última edição havia sido realizada em 2016, quando metade dos alunos apresentou nível insuficiente.

Os resultados reforçam o cenário de desigualdade educacional e evidenciam os bons resultados obtidos pelo Ceará nos últimos anos na alfabetização, mesmo com grande percentual de alunos pobres. Além do 2º ano, uma amostra de estudantes do 9º ano fez testes em ciências da natureza e ciências humanas.

A alfabetização é apontada como prioridade pelo governo Bolsonaro. A matriz da prova (que define o que é avaliado) foi atualizada à luz da nova política do MEC para área.

Estado é destaque também no 9º ano

O Espírito Santo também foi destaque entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, onde duas áreas de conhecimento foram analisadas: ciências humanas e ciências da natureza. A série é a última antes da entrada no Ensino Médio.

Segundo o Saeb, entre quesito ciências humanas, o Estado aparece entre os nove que superaram a média nacional. Já entre ciências da natureza, o Espírito Santo está entre os 11 que superaram a média nacional. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: