Login

Atualize seus dados

Educação

Crianças de 2 a 4 anos voltam às creches de Vitória na próxima semana

29/07/2021 15:22:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Crianças de 2 a 4 anos voltam às creches de Vitória na próxima semana
Foto: Divulgação/PMV

Crianças dos grupos 3 e 4, que são as com idade entre 2 e 4 anos, retornam aos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) em Vitória, na próxima segunda-feira (2). No total, são 6.534 pequenos matriculados nesses dois grupos na capital do Estado.

As turmas serão divididas nas cores azul e laranja para o revezamento, que será diário. De acordo com a prefeitura do município, um grupo de estudantes estará nas salas de aula às segundas, quartas e sextas-feiras e o outro grupo, às terças e quintas.

Na semana seguinte, há a inversão. No dia 2, será a vez das crianças do grupo laranja no Cmei. Na terça, será o grupo azul.

"A equipe da Educação Infantil esteve em todas as unidades para preparar esse retorno, que exige muita responsabilidade. Nós temos um grupo diverso de crianças voltando para a escola, algumas mais independentes, outras menos. Algumas estão aprendendo a usar as máscaras, e as equipes têm que estar preparadas para o atendimento a elas", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O revezamento na Educação Infantil é necessário para cumprir a determinação de que, em cada sala, o limite seja de 50% de crianças. Além dos grupos 3 e 4, também estão no presencial, desde o dia 17 de maio, os grupos 5 e 6.

Imagem ilustrativa da imagem Crianças de 2 a 4 anos voltam às creches de Vitória na próxima semana
Calendário de revezamento diário com base nas cores de cada grupo. Foto: Divulgação/PMV

Protocolos

A Secretaria Municipal da Educação também afirmou que haverá mais lavatórios para crianças, uso de álcool 70% e higienização dos espaços. Além disso, há outros cuidados que devem ser observados tanto pelas equipes nas unidades de ensino quanto pelas famílias.

Os profissionais, por exemplo, devem trocar de roupa antes de entrar na sala de aula. Os brinquedos e materiais, antes compartilhados, devem ser individuais, evitando o uso de materiais como pelúcia e tecido devido à higienização.

Os parquinhos podem ser utilizados, mas há regras. Uma turma não pode se misturar com a outra. É necessário um horário para cada grupo, com intervalo para higienização dos equipamentos.

"Esse protocolo foi construído a muitas mãos e, sobretudo, com o aval da Vigilância Sanitária de Vitória. Nós estamos tratando cada turma como um universo, isso significa que não deve haver contato de crianças de uma turma com as de outra turma, até mesmo para, caso houver alguma suspeita de caso de Covid, o rastreio e a identificação de possíveis contaminações fiquem mais fáceis", explicou a subsecretária de Gestão Educacional, Fabíola Risso.

As crianças devem usar máscara e, para isso, as escolas entregarão duas máscaras de tecido para cada criança no retorno à escola. No caso das unidades em tempo integral, serão quatro máscaras. E a família deve garantir, todos os dias, que as crianças levem máscara limpa para ser trocada na escola a cada duas horas.

Na mochila das crianças dos grupos 3 e 4, é necessário enviar roupa limpa, caso seja necessário trocar, toalha de banho limpa e fralda descartável, quando for o caso de a criança ainda usar.

Em caso de a criança apresentar algum sintoma gripal ou febre de 37,8 ou mais, a família deve se encaminhar ao posto de saúde mais próximo. Em situações de casos ou suspeita de Covid-19 na família, a escola precisa ser informada.

Acolhimento

No período que antecede o retorno presencial, a equipe de cada escola está elaborando o acolhimento junto às crianças e famílias. Isso é importante para a adaptação dos pequenos ao Cmei.

"O acolhimento terá um horário diferenciado na primeira semana, é um período de adaptação, são crianças a partir de 2 anos, que demandam um pouco mais de atenção. É uma semana de conhecer esse novo lugar, esse novo espaço", destacou a subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos.


Retorno dos grupos 3 e 4 ao Cmei


Semana de 2 a 6 de agosto

  • Matutino: das 7h às 10h
  • Vespertino: das 13h às 16h

A partir de 9 de agosto

  • Matutino: das 7h às 11h20
  • Vespertino: das 13h às 17h20