X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Capixaba passa em 1º lugar no ITA, no IME e na Escola Naval


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba passa em 1º lugar no ITA, no IME e na Escola Naval
|  Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Conseguir boas colocações em vestibulares é o sonho de grande parte dos adolescentes, que almejam iniciar sua vida universitária, mas conseguir o 1º lugar em três universidades reconhecidas nacionalmente pelo alto nível de dificuldade, já ultrapassa qualquer expectativa.

O capixaba Bruno de Paula Ferreira, de 19 anos, conseguiu essa proeza e ficou em 1º lugar em um dos vestibulares de engenharia mais difíceis do País, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, São Paulo.

Em 2019, Bruno se mudou para Fortaleza para se preparar em um outro cursinho e conta que abriu mão de muitas coisas para focar no resultado. “Deixei de sair, de ir ao cinema. Mas no final valeu a pena, porque além da aprovação, eu tive colocação em primeiro lugar”, disse.

Além do ITA, Bruno tentou outras quatro instituições que também são reconhecidas pelo alto nível de dificuldade: Instituto Militar de Engenharia (IME), Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Naval. No IME e na Escola Naval, o garoto também conquistou o 1º lugar.

O ITA

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba passa em 1º lugar no ITA, no IME e na Escola Naval
|  Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Em entrevista ao jornal A Tribuna, o jovem afirmou que, apesar de todos as ótimas colocações, o coração estava acelerado de ansiedade pela ligação do ITA, que era o seu maior sonho.

"Eu já havia passado no IME no ano passado, mas decidi me preparar mais um ano para conseguir o ITA, que sempre foi a minha meta. Inclusive, dia 12 de janeiro eu já estou indo para lá", afirmou o jovem que já se sentiu deslocado por não saber o que queria fazer quando crescesse.

"Quando eu era mais novo, no ensino fundamental e até no ensino médio, eu me destacava nas matérias, mas ainda não sabia o que eu queria fazer. Todo mundo começou a falar que eu faria Engenharia, porque sempre fui melhor na área de Exatas, mas descobri que queria o ITA no IFES, porque uma professora sempre colocava umas questões do Instituto e já dava para ter uma ideia do grau de dificuldade deles”, contou Bruno.

O professor de matemática e física Daniel Rojas Nacimento, do cursinho preparatório Madan, responsável pelo ensino do Bruno em 2018, explicou que para passar em um desses vestibulares, é necessário muito esforço e dedicação.

“O ITA é considerado o vestibular mais difícil de passar do Brasil e é raro alguém passar na primeira tentativa ou sem muito estudo e dedicação. Isso tudo porque a concorrência é formada pelos alunos mais bem preparados do País e o Bruno foi 1° geral, no ITA e no IME. Eu to bem feliz e orgulhoso. As duas provas são muito específicas e a preparação também tem que ser. Só cai matemática, química, física, português, redação e inglês, diferente de outros vestibulares, mas o nível de exigência de conteúdo dessas provas é muito maior”, frisou.

O IME é uma instituição de ensino superior pública pertencente ao Exército Brasileiro que oferece cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia, sendo considerado um centro de excelência e referência nacional e internacional.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica. Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São Paulo. O Instituto é especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: