2.971 vagas para estudar com bolsa em faculdades. Saiba como se inscrever
As inscrições do Prouni referentes ao segundo semestre estão abertas até a próxima sexta. Curso de Direito oferece maior número de vagas
Escute essa reportagem

Oportunidade para fazer um curso superior em faculdade particular com bolsa de até 100%, o Programa Universidade para Todos (Prouni) está oferecendo no Estado 2.971 vagas. As inscrições referentes ao segundo semestre estão abertas e vão até sexta-feira.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), do total de vagas disponíveis para o Estado, 1.423 são integrais (de graça) e 1.548 são parciais (50%, pagando metade da mensalidade).
O curso de graduação com o maior quantitativo de bolsas é Direito, com 266 bolsas, seguido de Administração (179) e Pedagogia, com 157 bolsas.
O coordenador dos cursos de graduação da Fucape Business School, Vitor Azzari, revelou que a instituição oferta bolsas nos cursos de Administração, Contador Global, Economia, Ciências de Dados para negócios e Direito.
“Essa é uma excelente oportunidade. Temos vários casos de alunos que se formaram com a bolsa e atualmente ocupam cargos de liderança em organizações, além de alunos que – após concluírem a graduação – já ingressaram nos nossos programas de mestrado”.
O vice-reitor da UVV, Rafael Galvêas, revelou que a instituição oferta 194 bolsas em diversos cursos, entre os quais Medicina, Odontologia, Psicologia e outros.
Ele destacou, ainda, que o programa é uma chance de mudança de vida para muitos estudantes. “Uma pesquisa aponta que os estudantes têm um acréscimo médio de 82% na renda após formado. Além disso, temos mais vagas de estágio que candidatos hoje. Tem empresas que fazem processo seletivo dentro da instituição”.
O especialista de Produtos Financeiros e Programas Governamentais da Estácio, Natan Pereira Netto Felisberto, disse que as duas unidades – de Vitória e Vila Velha – contam com, respectivamente, 41 vagas e 26 vagas. “Também estamos com vagas do Prouni em outros municípios com polos EAD”.
“O Prouni é uma das melhoras formas de ingresso ao ensino superior. É positivo para o aluno, que tem seus estudos subsidiados, e bom para a sociedade que promove um ambiente universitário mais diverso e um mercado de trabalho mais capacitado”.
Dedicação para realizar sonho
O esforço e a dedicação da universitária Thifany Lima Bueno, 20 anos, a levaram a conquistar uma sonhada bolsa para cursar Direito.
Indo para o 6º período do curso, na Fucape, ela contou que fez todo o ensino fundamental e médio em escola pública. “Desde pequena coloquei na minha cabeça que iria fazer uma faculdade. No ensino médio, estudei sozinha, sem cursinho, para o Enem. Me dediquei muito para tirar uma boa nota”.
Foi a nota do Enem que fez com que ela conquistasse a bolsa pelo Prouni. “Eu não teria condições de pagar uma faculdade particular. Enfrentei alguns desafios ao entrar, pelo nível alto do curso, mas tive apoio, com acesso a mentorias e aulas extras para me desenvolver”.
Saiba mais
Prouni
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta nessa edição 211.202 bolsas em instituições privadas por todo o País. Dessas bolsas, 118.147 são integrais (100%) e 93.055 parciais (de 50% do valor da mensalidade).
As bolsas são oferecidas para cursos de graduação em instituições privadas de todo o País.
Cronograma
Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O resultado será divulgado em duas chamadas, nos dias 7 e 28 de julho.
No Estado
estão sendo ofertadas 2.971 bolsas para o processo seletivo do segundo semestre de 2025. Dessas, 1.423 são integrais e 1.548 são parciais.
Cursos com mais bolsas

Quem pode se inscrever
Quem tem renda familiar bruta mensal per capita que não exceda 1,5 salário mínimo (R$ 2.277).
Já as bolsas parciais são para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos (R$ 4.554).
Além disso, precisa atender a outros critérios. Entre eles, ter cursado o ensino médio em escola da rede pública; ou em instituição privada, na condição de bolsista integral. Também é voltado para pessoas com deficiência, entre outros.
É necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Algumas instituições que ofertam vagas
UVV
Está ofertando 194 vagas pelo Prouni, em diversos cursos presenciais e a distância.
Entre eles, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Direito, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo, entre outros.
Fucape Business School
Está ofertando vagas para os cursos de Administração, Contador Global, Economia, Ciência de Dados para Negócios e Direito.
Estácio
as duas unidades – Vitória e Vila Velha – contam com respectivamente 41 vagas e 26 vagas.
entre os cursos com mais vagas estão Direito, Administração, Educação Física e Enfermagem.
Além disso, há vagas Prouni em outros municípios com os polos EAD, como Linhares, Guaçuí, Fundão e Aracruz.
UniSales
Estão sendo ofertados, ao todo, 40 vagas por meio do Prouni.
Elas podem estar disponíveis na modalidade presencial ou EAD.
Cursos: Administração (2 vagas); Biomedicina (4 vagas); Ciências Contábeis (1 vaga); Licenciatura em Ed. Física (4 vagas); Engenharia de Software (4 vagas); Farmácia (4 vagas); Fisioterapia (5 vagas); Nutrição (4 vagas); Psicologia (10 vagas); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2 vagas).
Comentários