Vinte atitudes para não cair em golpes digitais
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O megavazamento dos dados de mais de 220 milhões de pessoas no País provocou uma onda de preocupações e medos entre os usuários de internet. Isso porque, segundo especialistas, espera-se uma avalanche de golpes digitais ao longo do ano, provocando danos ao patrimônio de pessoas de todas as idades.
Os dados como CPF, endereço, telefone, score de crédito, renda mensal e fotos, foram colocados à venda em um fórum da internet. Ainda não se sabe a origem do vazamento, sendo que a Polícia Federal está investigando o caso.
O que se sabe, de acordo com especialistas, é que a exposição é perigosa e, por isso, a reportagem de A Tribuna ouviu os profissionais da área para reunir 20 atitudes que devem ser tomadas para minimizar os riscos de golpes online.
“O ano promete uma avalanche de golpes como nunca se viu antes, isso devido ao fato de que o vazamento de dados da população brasileira vai proporcionar aos criminosos um universo de vítimas que eles nunca haviam experimentado”, explicou o especialista em segurança digital Eduardo Pinheiro.
Ele ressaltou que, diante do cenário, é preciso que as pessoas redobrem a atenção. “Com os dados que já possuem em mãos, os criminosos podem abordar as vítimas com o uso de engenharia social e induzi-las a fornecer dados bancários ou de cartões de crédito”.
Os golpistas podem também utilizar os dados que já possuem para a obtenção de uma linha telefônica no nome das vítimas, por exemplo. “Podem criar contas bancárias e cartões de crédito para aplicação de outros golpes”, disse Eduardo.
E não serão só os cidadãos comuns que vão sofrer com os criminosos. Empresas também estarão vulneráveis, de acordo com o professor da UCL e especialista em Segurança da Informação João Paulo Machado Chamon.
“Quando a empresa gera uma facilidade de venda, ela passa a ser responsável por essa venda. Esse tipo de informação liberada facilita muito a vida do estelionatário. As empresas terão que assumir prejuízos ou terão que criar ferramentas que vão acabar dificultando a compra online”, disse.
AS ATITUDES
1 Verificação
- Trata-se de uma ferramenta disponível no WhatsApp e é simples de ser acionada. Basta que a pessoa Vá em Configuração, clique na opção “Conta”. Na próxima tela, clique em “Confirmação em duas etapas”. Depois clique em “Ativar”.
2 Ligação duvidosa
- Em caso de dúvida sobre a veracidade de uma ligação, mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa em questão.
- 3 Brindes
- Não clique em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios, benefícios ou atualização de seus dados nas instituições financeiras.
4 Documentos
- Não coloque nome, CPF, RG, endereço e número de cartões se não for na página de pagamento de uma empresa conhecida.
5 Segurança
- Ao navegar em um site para realizar uma operação, verifique se o mesmo possui a sigla “https” no endereço da web, o que significa que a comunicação é criptografada. Isso significa uma maior segurança na transmissão dos dados.
- Veja também se há um ícone com referência a um cadeado na parte inferior do navegador.
6 Informação verídica
- Ao receber uma informação por meio de aplicativos, certifique-se de que a mesma é verídica, antes de compartilhar o link.
7 SMS
- Se receber um SMS informando sobre uma transação que não foi feita por você, não o responda.
- Ao responder à mensagem, você envia informações sobre o seu aparelho de celular que podem confirmar aos hackers que tiveram acesso ao vazamento que você é você mesmo.
8 E-mail
- Cuidado ao clicar em links que receber por e-mail. Se perceber que o assunto é suspeito, não abra e delete.
9 Cartão de crédito
- Prefira usar o cartão de crédito/débito online do seu banco, pois eles são mais difíceis de serem clonados ou usados indevidamente.
10 Cartão virtual
- Ao fazer compras online, opte pela opção de cartão virtual, que pode ser gerado diretamente pelo aplicativo. O número será válido para uma única transação e por tempo determinado.
11 Dados
- Atualize sempre seus dados cadastrais junto aos bancos ou operadora de crédito. Quanto mais recentes forem os dados, mais dificuldade o fraudador terá para aplicar qualquer tipo de golpe.
12 Conta nova
- Crie contas de e-mail novas, de preferência com serviços que ofereçam criptografia, e coloque essa conta como sendo a principal para as suas redes sociais.
13 Senhas
- Troque as senhas regularmente. Além disso, use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada.
14 Erros
- Erros de português e fotos de má qualidade são indícios de sites que não são idôneos, construídos de forma amadora e com a finalidade exclusiva de tirar dinheiro das pessoas.
15 Dispositivos
- Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi.
16 Comprovantes
- Imprima ou salve no computador as telas que indicam que a compra foi realizada, anote códigos de confirmação e guarde e-mails que chegam à sua caixa com dados da transação.
17 Exclusão
- Pesquise sempre seus dados na internet e solicite a exclusão sempre que desejar.
18 Antivírus atualizado
- Mantenha sempre o antivírus atualizado.
19 Vida particular
- Evite expor certos dados da vida particular, como localização atual e outros. Criminosos podem utilizar para aplicar golpes.
20 Atenção
- Fique atento a compras indevidas no extrato de conta corrente e fatura de cartão de crédito.
Fonte: Tilt, do Uol, especialistas ouvidos e Pesquisa AT.
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