X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Veja bairros que mais vão crescer e ganhar moradores no Estado

Com infraestrutura que atrai novos residentes, Jockey de Itaparica, Jardim Camburi e Porto Canoa estão entre locais com mais lançamentos

foto autor
Verônica Aguiar
05/01/2022 - 8:33

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja bairros que mais vão crescer e ganhar moradores no Estado
Casas e prédios em Jardim Camburi: infraestrutura e serviços atraem novos moradores ano após ano, o que faz o bairro ser o mais populoso de Vitória |  Foto: Antônio Moreira/AT

Novos lançamentos imobiliários, nos mais diversos bairros da Grande Vitória, apontam os rumos de crescimento das cidades. Lançados em 2021, vários empreendimentos serão construídos e entregues em, no máximo, dois anos.

Entre os bairros que mais tiveram lançamentos no último ano estão: Jardim Camburi, Barro Vermelho e Enseada do Suá, em Vitória; Jockey de Itaparica e Praia de Itaparica, em Vila Velha; Porto Canoa, na Serra; e Vila Capixaba, em Cariacica.

O levantamento foi feito pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES). De acordo com a entidade, de janeiro a setembro de 2021 foram lançadas 3.762 novas unidades na Grande Vitória. Normalmente, seis meses após o lançamento de um empreendimento, a construção tem início.

“Cada empresa tem o seu cronograma de obras, mas normalmente uma construção leva dois  anos para ficar pronta”, explicou o presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona. Em Vitória, a infraestrutura de bairros como Enseada do Suá e Jardim Camburi atrai moradores.

Jardim Camburi é o mais populoso da capital e os residentes destacam que lá “tem tudo”. O secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, afirmou que serão feitos investimentos na Enseada do Suá que servirão como incremento para tornar o bairro ainda mais atrativo.

Entre eles,  o Polo Gastronômico na Curva da Jurema e o  anel cicloviário que vai da Praia do Canto ao centro de Vitória, passando pela Enseada, de forma a melhorar a mobilidade na região.

Em Vila Velha, quem passa pelo Jockey de Itaparica vê o imponente Taj Home Resort ganhando vida. O empreendimento de alto luxo da Grand Construtora promete impulsionar ainda mais a região, que já se tornou um grande canteiro de obras.

Na Serra, a De Martin Construtora, por exemplo, está construindo 288 apartamentos do Villa do Mestre Residencial Clube e prepara, para o início deste ano, o lançamento de 200 unidades do Villa Verde Condomínio Clube.

O advogado do ramo imobiliário Diovano Rosetti destacou que Porto Canoa, Jardim Limoeiro, Parque Residencial Laranjeiras e Praia da Baleia são alguns bairros que estão em franco crescimento no município da Serra.

IDA PARA A SERRA

Mudança de cidade

O técnico em edificações Eduardo Nascimento Passos, 30, e sua noiva, a engenheira civil Débora Passos Cardoso, 30, moram em Cariacica, mas já compraram um apartamento na planta para morarem juntos no empreendimento Villa do Mestre, em Jardim Limoeiro, na Serra, após o casamento.

“Gostamos do imóvel principalmente por causa da localização e da infraestrutura. Próximo a vias com acesso fácil a outros bairros e municípios”, destacou Eduardo. 

O prazo de entrega do empreendimento é de dois anos. “Enquanto isso, planejamos o casamento”, destacou Débora.


SAIBA MAIS


Em construção

- No primeiro semestre de 2021, Vila Velha era a cidade da Grande Vitória com mais unidades residenciais em construção: 7.287.

Cidade     unidades     %

Vitória        2.549       18%

Vila Velha  7.287      51%

Serra          3.371       24%

Cariacica    858           6%

Os dados do segundo semestre serão divulgados neste início de ano.

Bairros 

- Um levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil  (Sinduscon-ES) apontou os bairros com mais lançamentos em 2021: 

Vitória

Bento Ferreira

- Localizado entre o centro de Vitória e a Praia do Canto, tem um ótimo sistema viário no seu interior e grandes vias nas extremidades, como as avenidas Beira-Mar e Vitória, facilitando o deslocamento de seus moradores e criando uma tendência de habitações de médio e alto padrão. 

Barro Vermelho

- Seu alto valor imobiliário é devido à proximidade da área nobre da Praia do Canto e Reta da Penha, onde existe grande infraestrutura de comércio e serviços sofisticados, impulsionando habitações de altíssimo valor por metro quadrado.

Enseada do Suá

- O bairro tem ainda uma boa oferta de áreas para construção, o que concentra nele os grandes empreendimentos da Ilha de Vitória. 

- A transferência de empresas particulares e governamentais para o bairro elevou o valor imobiliário. Seu maior gargalo viário é a Terceira Ponte, que em horários de pico dificulta a locomoção  no entorno.

- Melhoria: será criado um Polo Gastronômico na Curva da Jurema, cujo  edital para as obras está em elaboração. A estimativa é de que as obras durem dois anos.

- Segundo a Prefeitura de Vitória, a requalificação do espaço urbano incluirá reparos na ciclovia, remodelação de estacionamentos e novas áreas verdes.

- Além disso, há o projeto do anel cicloviário que vai da Praia do Canto ao centro de Vitória, passando pela Enseada do Suá, melhorando a mobilidade na região.

Jardim Camburi

- Mesmo estando na área de transição dos municípios de Vitória e Serra, a proximidade com o mar e os shoppings instalados no bairro elevam o padrão do local para médio e alto valor imobiliário.

Vila Velha

Jockey de Itaparica

- Com um Shopping e a proximidade com as rodovias do Sol e Leste-Oeste, aliado à grande quantidade de terrenos disponíveis, este bairro se transformou em uma grande aposta do mercado imobiliário do Estado.

Praia de Itaparica

- Sua localização entre o mar e a Rodovia do Sol, se transformou em um elemento de grande valorização do mercado. Os empreendimentos na região chegaram rapidamente ao alto padrão.

Divino Espírito Santo 

- O shopping, a prefeitura e o terminal de ônibus localizados no seu tecido urbano trouxeram uma melhoria visível para este espaço, que aparece como oportunidade de habitações de padrão médio.

Santa Inês

- Está centralizado entre vários bairros populares, com terrenos ainda baratos para o mercado imobiliário, moldados para padrão popular.

De frente para o mar 

O empresário Luiz Antônio de Mendonça, 38, a dentista Jaqueline Matos, 41, e os filhos Mateus, 6, e Lucas, 3, moravam de aluguel na Praia de Itaparica, Vila Velha. 

Eles gostaram tanto do bairro  que  resolveram comprar um apartamento de frente para o mar, no empreendimento Mar do Caribe, que tem unidades de três e quatro quartos e fica pronto em 2022. “Aqui encontramos qualidade de vida”, destacou Luiz.

Serra

Porto Canoa

- Localizado entre bairros populares e o Civit, com boa infraestrutura viária, comércio e serviços, tem o vetor voltado para habitações populares.

- Melhoria: a prefeitura informou que há previsão de revitalização da Praça do Girassol e de licitar uma nova escola para Novo Porto Canoa.

Jardim Limoeiro

- A proximidade com a BR-101 fez o crescimento do bairro ao longo desta via, reservando espaços em seu interior para empreendimentos populares e empresariais.

- Melhoria: a prefeitura informou  que há previsão de licitar e executar a obra de macrodrenagem, reabilitação de vias e implantação do binário. Um investimento de cerca de R$ 60 milhões.

Parque Resid. Laranjeiras

- O crescimento em torno da Avenida Central impulsionou um forte vetor de valorização do bairro, sendo o principal polo comercial e de serviços do município, fazendo surgir condomínios de casas padrão médio e alto no seu entorno.

- Melhoria: a prefeitura destacou  que há previsão de conclusão da Rotatória do Ó e de execução de obras para implantação de ciclofaixa com adequações do trecho da avenida Norte-Sul, próximo ao Terminal de Laranjeiras.

Praia da Baleia

- As melhorias que estão sendo implantadas na ES-010, que corta o bairro, podem ser sinônimo de desenvolvimento significativo.

Cariacica

Jardim de Alah e Vila Capixaba

- A proximidade desses bairros com a rodovia Leste-Oeste e a BR-101, além de um shopping e hipermercado, mudou a dinâmica desses bairros e dos adjacentes, com fácil acesso a Campo Grande e Vila Velha, moldando seu perfil para empreendimentos populares.

- Melhoria: a prefeitura informou que para Jardim de Alah, em breve, serão licitadas obras de pavimentação e drenagem. Atualmente, está sendo feita a nova pavimentação na rua B, que está em fase final.

- Além da aplicação de Revsol nas ruas, haverá substituição, ainda no primeiro semestre de 2022, das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.

-Já em vila capixaba  serão realizados projetos e orçamento para captação de recursos a fim de realizar obras de infraestrutura.

Fonte: prefeituras de Vitória,  Cariacica, Serra; Sinduscon-ES; Conselho de Arquitetura Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), especialistas citados na reportagem

“Investimentos públicos mudam a dinâmica dos bairros”

Heliomar Venâncio, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/ES)

“Os investimentos públicos e privados mudam a dinâmica dos bairros e atraem empreendimentos. Em Cariacica, por exemplo, a proximidade de Jardim de Alah e Vila Capixaba com a rodovia Leste-Oeste e a BR-101, além de um shopping e hipermercado, mudou a dinâmica destes bairros e dos adjacentes, com fácil acesso a Campo Grande e Vila Velha, moldando seu perfil para empreendimentos populares.

Na Serra, mudanças na legislação, incluindo o Plano Diretor Urbano, conseguiram mobilizar investimentos, com muitos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, hoje programa Casa Verde Amarela.

Enquanto a capital tem um crescimento mais lento por ter poucos locais para construção e cujo metro quadrado custa caro. As exceções são Bento Ferreira e Jardim Camburi, áreas em transição de valorização imobiliária, próximo a vias que permitem fácil deslocamento pela cidade. 

Já em Vila Velha, os empresários estão criando oportunidades. Com shopping e a proximidade com as rodovias do Sol e Leste-Oeste, aliado à grande quantidade de terrenos disponíveis, o Jockey de Itaparica se transformou em uma grande aposta do mercado imobiliário.”

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM