X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Agro

Bebida dos deuses produzida no ES

Apiário produz em Pedra Azul o hidromel, também conhecido como bebida dos vikings, feito também com frutas secas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bebida dos deuses produzida no ES
Arno Wieringa, engenheiro agrônomo e apicultor holandês, lidera o Apiário Florin, que produz o hidromel |  Foto: Júlio Huber

Pioneiro no Espírito Santo na produção de cachaça e vinhos à base de mel, o Apiário Florin, em Pedra Azul, Domingos Martins, na região serrana do Estado, também tem feito sucesso com a produção de hidromel, a famosa bebida dos vikings e dos deuses nórdicos.

Segundo Arno Wieringa, engenheiro agrônomo e apicultor holandês que, junto com sua mulher, Neuza Vicente, lidera o Apiário Florin, o hidromel é elaborado a partir de um blend especial de méis de diferentes floradas, conferindo à bebida um sabor intenso e aveludado, aroma com notas de frutas cítricas e um toque de frutas secas, finalizando com uma leve acidez.

“É uma super bebida bem versátil, encorpada e aveludada, além de ter uma boa permanência de sabores. Harmoniza com massas e risotos em geral, principalmente com molho branco e/ou à base de queijos, carnes brancas, queijos duros e embutidos secos”, explicou Arno.

Ele destacou que está no ramo há mais de 20 anos e que produz cerca de 300 garrafas de hidromel por ano. Toda a produção é feita de forma artesanal, e cada unidade da bebida pode custar 70 reais, nas versões suave e seco.

“O hidromel é uma bebida alcoólica de origem milenar, elaborada a partir da fermentação do mel. Pode ser consumido puro à temperatura de 4°C a 10°C e também combina bem com seu drinque preferido”, acrescentou.

Além do hidromel, o Apiário Florin também produz própolis, favos de mel, pólen de abelha, mel tradicional, mel gourmet, cafés especiais e morangos.

Adicionalmente, é a única empresa familiar capixaba a conquistar o mais importante prêmio de sustentabilidade do Brasil, o Prêmio Braztoa, chancelado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU).

É, também, a primeira agroindústria no Brasil a obter a certificação para comercializar sua produção de pólen apícola e própolis em mercados de todo o País.

Dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) mostram que a apicultura é considerada uma das principais opções para o aumento de renda na agricultura familiar no Espírito Santo.

A produção de mel de abelha teve aumento de sete toneladas, passando de 804,3 mil quilos em 2022 para 811,2 mil quilos em 2023.

SAIBA MAIS

Bebida Ancestral

Considerada uma das bebidas alcoólicas mais antigas da humanidade, o hidromel data de pelo menos 7 mil anos atrás.

Vestígios da bebida foram encontrados em cerâmicas antigas na China, com registros também na África e Europa.

Mitologia e Cultura

Na mitologia nórdica, o hidromel é conhecido como a “bebida dos deuses”. Acreditava-se que ele trazia sabedoria, força e inspiração para os guerreiros.

Entre os povos vikings, era consumido em celebrações e rituais sagrados.

Cenário Atual

Nos últimos anos, o hidromel tem ganhado espaço no mercado brasileiro. De uma produção quase artesanal, ele tem se transformado em um produto de destaque, com várias marcas nacionais investindo em inovação e qualidade.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: