X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Tecnologia capixaba é utilizada pela Petrobras

Pesquisa feita no Estado deu origem a um produto que permite realizar manutenção de dutos sem necessidade de paralisar a produção


Iniciada há três anos, uma pesquisa que começou aqui no Estado se desenvolveu e se tornou um produto que agora permite a Petrobras fazer manutenção nos dutos de gás sem que a produção seja interrompida. 

Totalmente capixaba, o desenvolvimento da tecnologia e dos estudos aconteceu do início ao fim em solo capixaba. A solução desenvolvida é uma tecnologia de soldagem de dupla calha não convencional. Ela permite efetuar reparos definitivos em tubulações sem que seja necessário interromper a produção.

De acordo com o diretor técnico da Endserv, empresa parceira da estatal no desenvolvimento do produto, Fabio Correia do Rosario, o reparo dessas tubulações pode ser feito em questão de segundos. 

“Ele é mais rápido, demora em torno de 90 segundos, no máximo, para sanar o vazamento, podendo ainda ser soldado de imediato ou em momento oportuno, e pode ser aplicado pelo próprio operador de bordo”, afirmou Fabio.

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia capixaba é utilizada pela Petrobras
Utilização da tecnologia para manutenção de duto: reparo demora até 90 segundos para sanar o vazamento e garante redução de Intervenções em paradas de produção |  Foto: Divulgação

Antes da invenção capixaba ter se tornado realidade, para efeito de comparação, o mesmo serviço de reparo das tubulações levava dias, como explicou o coordenador de Paradas Programadas da Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Espírito Santo, Tulio Fernandes dos Santos.

“Esse processo, na maioria dos casos, demandava fabricação do trecho a ser substituído, parada de produção da plataforma, e serviços de corte e solda, que demandavam em torno de 48 horas”, observou o coordenador.

 Para que a manutenção ocorra de maneira segura e sem que a produção seja interrompida, a tecnologia desenvolvida consiste na instalação, no local onde há o vazamento, de uma dupla calha metálica, que tem um material vedante e resistente à alta temperatura.

“A tecnologia desenvolvida consiste em instalar sobre o ponto de falha, com a linha em operação, uma dupla calha metálica, que contém um material vedante, resistente à alta temperatura, que permite a posterior soldagem, se transformando num reparo definitivo, como um tubo encamisado”, revelou Tulio. 

Como benefício, Tulio disse que há uma economia financeira devido à simplificação dos serviços, e redução de material empregado, que é de elevado custo. “Mas acreditamos que termos uma significativa redução de intervenções em paradas de produção é mais relevante”, destacou o coordenador.


Entenda


Vedação

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia capixaba é utilizada pela Petrobras
Vedação |  Foto: Arte: André Felix

A tecnologia desenvolvida consiste em instalar sobre o ponto de falha, com a linha em operação, uma dupla calha metálica, que contém um material vedante, resistente à alta temperatura, que permite a posterior soldagem.

 Compressão

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia capixaba é utilizada pela Petrobras
Compreensão |  Foto: Arte: André Félix

A dupla calha (anel cinza) é colocada sobre o ponto de falha, onde tem o vazamento e pressionada com um dispositivo de compressão (anel mais escuro no centro da figura), até estancar o vazamento, o que demanda menos de 5 minutos.

Solda

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia capixaba é utilizada pela Petrobras
Solda |  Foto: Arte: André Félix

 O dispositivo de compressão é mantido até que a dupla calha seja soldada, o que pode ser feito vários dias depois, em momento mais oportuno,  e pode ser aplicado pelo próprio operador de bordo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: