Taxistas vão ter aplicativo para facilitar corridas
Escute essa reportagem

Para criar uma maior competitividade com empresas de transporte de passageiros – como 99 Pop e Uber –, a Prefeitura de Vitória vai lançar o “Táxi Vix”, um aplicativo voltado a quem quiser fazer uma corrida apenas com taxistas da capital.
Todos os 625 motoristas do município poderão se cadastrar para participar da plataforma, cujo período de teste deve começar em 30 dias. Se for aprovado, a previsão é que o sistema seja lançado dentro de quatro meses.
Entre alguns dos benefícios que serão oferecidos pelo programa, estão a oferta de descontos; uma maior segurança contra assaltos, já que reduzirá o uso de dinheiro; e a regulamentação dos motoristas diretamente na prefeitura.
Também estão sendo buscadas parcerias para oferecer rastreadores, seguros, descontos em serviços e programas de fidelidade.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o projeto pretende alavancar a atividade da categoria, que foi afetada tanto pela chegada de outros serviços quanto pela pandemia.
“Na contramão dos outros sistemas, por exemplo, o ‘Táxi Vix’ não vai aplicar taxa de administração. Isso fará com que os taxistas fiquem mais estimulados”, detalha.
Ele explica, ainda, que o cliente poderá solicitar uma corrida somente na capital, mas é possível que o local de desembarque seja em qualquer cidade da Grande Vitória. “Além disso, pensando em quem não possui familiaridade com tecnologia, pretendemos fazer um sistema intuitivo”, diz.
O presidente do Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi do Estado do Espírito Santo, João Vailati, avalia que, apesar de o projeto ser benéfico, ele pode trazer alguns problemas escondidos.
“Quem transita por toda a região metropolitana terá de baixar outros aplicativos, já que o embarque só pode ser feito em Vitória. Pode acabar desmotivando os usuários. O ideal mesmo seria criar uma plataforma que unificasse os motoristas de todo o Estado”, defende.
Um dos profissionais da categoria que apoia a criação da plataforma é o taxista Fábio Santana da Cunha, de 39 anos. “No momento, estamos sem forças para combater a concorrência, então, será uma chance de nos reerguermos”, opina.
Mais segurança aos usuários
Aplicativo prevê facilidades
Origem
- Promessa de campanha do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a criação do aplicativo “Táxi Vix” já era previsto desde o início de seu mandato, neste ano.
- A ideia é proporcionar aos motoristas uma ferramenta tecnológica que possa fazer frente aos aplicativos – a exemplo do 99 Pop e do Uber –, com menor custo e mais benefícios aos taxistas.
- Vitória conta atualmente com 625 taxistas cadastrados. Eles atuam em vários pontos da capital.
- Dentro de 30 dias, aproximadamente, a plataforma vai entrar em etapa de testes. Caso seja aprovada, ela deve ser inaugurada em até quatro meses.
Características
- A promessa é que o aplicativo leve mais segurança aos usuários, que vão utilizar um veículo com motoristas devidamente licenciados na capital e com carros vistoriados anualmente.
- O aplicativo “Táxi Vix” vai ainda reduzir o uso de dinheiro. A ideia, com isso, é diminuir o risco de assaltos, pois aceitará todos os cartões e outras formas de pagamento.
- Não haverá cobrança da taxa de administração para os taxistas.
- Também estão previstos alguns descontos fora do horário de pico, para estimular a chamada de corridas.
- A prefeitura está buscando parcerias para atrair benefícios para os taxistas, com empresas de seguro, rastreador, desconto em serviços e programa de fidelidade.
- Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o sistema será de fácil acesso tanto para os usuários quanto para os motoristas que não são familiarizados com tecnologia.
- O secretário explicou que o aplicativo “Táxi Vix” será gratuito e estará disponibilizado nos sistemas iOS (de iPhone) e Android.
- Outra característica do aplicativo a ser lançado pela prefeitura é que o cliente deve solicitar uma corrida somente na capital, mas o local de desembarque poderá ser em qualquer cidade da Grande Vitória.
Possíveis falhas
- Para o presidente do Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi do Estado do Espírito Santo, João Vailati Fidencio, apesar de o projeto ser benéfico, ele pode trazer alguns problemas escondidos.
- Na avaliação de João Vailati, isso ocorreria porque, ao limitar o embarque em Vitória, os usuários que transitam por toda a região metropolitana poderiam acabar usando os outros aplicativos disponíveis no mercado.
- O ideal, de acordo com ele, seria a criação de uma plataforma que unificasse os taxistas de todo o Estado.
Fonte: Prefeitura de Vitória e Sindicato Profissional dos Motoristas de Táxi do Estado do Espírito Santo.
Comentários