Saúde mental no trabalho é tema no Café de Negócios na Serra
Evento reuniu empresários e especialistas para discutir como a NR-1 e a saúde mental impactam custos e resultados
Cuidar da saúde mental dos funcionários, além de ser uma obrigação das empresas com a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), pode reduzir prejuízos e melhorar os resultados dos negócios. Essa foi uma das principais mensagens do 236º Café de Negócios (Caneg), realizado ontem, na Serra, pela Associação dos Empresários da Serra (Ases).
Com o tema “Saúde Mental Gera Lucro: Como a NR-1 Transforma Empresas em Negócios Sustentáveis”, o evento lotou, reunindo empresários, lideranças e especialistas interessados em entender melhor o impacto da saúde mental na rotina corporativa.
Saúde mental como prevenção e blindagem financeira
Durante o evento, a psicóloga, colunista de A Tribuna e CEO da EmotionCare, Sátina Pimenta, uma das palestrantes, apresentou dados que mostram o quanto a falta de cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho pode gerar prejuízos. Entre eles, estão os custos de manter um profissional com problemas ou de contratar um novo funcionário.
Segundo Sátina, o investimento em saúde mental deve ser encarado como uma forma de prevenção a perdas financeiras.
"É justamente isso que vai evitar prejuízo financeiro."
Ela destaca que é preciso mudar a percepção de que a norma representa apenas mais um custo para as empresas.
"Hoje tentamos quebrar um paradigma: o de que a NR-1 veio para prejudicar o empresariado ou fazê-lo gastar mais dinheiro"
A profissional também ressaltou a importância de implementar a NR-1 corretamente e documentar todas as ações realizadas pela empresa.
"Faça o certo porque você fica blindado. Aí não haverá nenhum oportunista que poderá se aproveitar da sua empresa"
Boas práticas, documentação e segurança psicológica
Apresentar boas práticas adotadas na implementação da NR-1 e mostrar os impactos na cultura da empresa foram os objetivos da palestra de Caroline Cavêdo, fundadora e diretora Comercial e Marketing da Up Health, administradora de benefícios.
Segundo ela, um dos pontos mais importantes é documentar as ações e manter os devidos registros exigidos pela norma, além de garantir que as medidas sejam aplicadas na prática.
"Documentação é fundamental, porque quando você a tem, não só tem isso comprovado, que é importante, mas você tem isso para um treinamento de fato com as pessoas, para que elas apliquem na prática. Não adianta nada você ter um papel e também não aplicar."
Caroline também destacou os reflexos da segurança psicológica na produtividade dos funcionários.
"Quando as pessoas se sentem bem em uma empresa, são mais frutíferas no trabalho. A receita é fundamental, mas quando as pessoas trabalham sem segurança psicológica, elas não têm entrega. Quando têm isso, por consequência, há maior produtividade. É uma conta simples."
Na avaliação da presidente da Ases, Leonelle Lamas, o debate da NR 01 também precisa considerar a forma como a rotina profissional tem sido conduzida. Ela defendeu uma reflexão sobre o excesso de compromissos, cobranças e velocidade no dia a dia. “Sim, precisamos tratar de negócios e cuidar das empresas, mas é importante desacelerar. Cuidar da saúde mental também é cuidar da sustentabilidade das empresas. Precisamos aprender a desacelerar, valorizar as pessoas e entender que resultados consistentes não são construídos apenas com metas e números, mas também com relações mais saudáveis e com qualidade de vida.”
Participação da Rede Tribuna e parceiros no encontro
Diretora comercial da Rede Tribuna, empresa anfitriã do evento, Lenise Loureiro ressaltou a presença de um grande público de empresários.
"Queremos participar sempre desses espaços para escuta e reflexões de temas importantes para nossos jornalistas e leitores."
Ela também destacou a reflexão trazida pelas duas palestras, que descreveu como excelentes.
"Trouxeram uma reflexão sobre saúde mental muito necessária nos dias atuais: sobre a necessidade de olhar para a saúde mental no local de trabalho e como isso pode trazer melhores resultados."
A Lecard, administradora de cartões também foi anfitriã do evento. O CEO, Erly Vieira, enfatizou a importância de colocar os riscos psicossociais em discussão entre os empresários.
"A NR-01 é a bola da vez. Então, nós e a Rede Tribuna escolhemos trazer essas duas palestrantes para poder conversar com os empresários sobre esse assunto."
Já Alvimar Pinto, presidente da Câmara Portuguesa de Negócios do Espírito Santo, ressaltou a importância de discutir o assunto em um momento em que muitos empresários estão preocupados e surpresos com o tema.
"Foi espetacular."
A troca de experiências foi o ponto destacado por Álvaro Aguiar, gerente de Relações Institucionais Municipal da Vale.
"As duas palestras foram muito profundas, com muitas sugestões para as empresas implementarem"
Veja outras fotos do evento:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários