X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Receita Federal paga quarto lote de restituição do IR nesta terça-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

A Receita Federal deposita nesta terça-feira (31) o dinheiro do quarto lote de restituição do IRPF 2021. O crédito bancário será pago para 3.819.743 contribuintes, no valor total de R$ 5,1 bilhões. O dinheiro será pago com correção monetária de 1,67%.

Imagem ilustrativa da imagem Receita Federal paga quarto lote de restituição do IR nesta terça-feira
|  Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Entraram nesse lote 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto de 2021 (a data de transmissão da declaração considerada é a da última declaração transmitida, como a retificadora, por exemplo).

Do total liberado, R$ 273.252.487,49 serão destinados a contribuintes que têm prioridade legal: 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 que têm entre 60 e 79 anos, 6.088 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O lote contempla também restituições que saíram das malhas finas de anos anteriores.

O próximo lote, quinto e último, será depositado no dia 30 de setembro. Quem ainda não entrou em nenhum lote de restituição deve verificar o quanto antes se caiu na malha fina. Veja como fazer a declaração retificadora do IR.

Depósito O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Como consultar se entrou

Para saber se teve a declaração liberada no quarto e penúltimo lote do IR, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br), em "Consultar Restituição". A consulta pode ser feita ainda no aplicativo de celular da Receita Federal, que também mostra a situação cadastral no CPF do contribuinte.

Malha fina 

O contribuinte que não entrou neste lote pode consultar o extrato de sua declaração no site da Receita para verificar se foram identificadas pendências em sua declaração. A consulta deve ser feita pelo serviço e-CAC. O sistema mostrará quais são as pendências e o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora com os dados alterados. Omissão ou falha ao informar rendimentos é um dos motivos que leva à malha fina.

Para acessar seu extrato, é preciso ter uma senha de acesso. A senha é gerada ao informar o número dos recibos de declarações de 2020 e 2021. Se esta é a primeira vez em que declarou o IR, o código é gerado com apenas o recibo deste ano. Também dá para acessar o e-CAC com a senha do portal gov.br.

No e-CAC, a consulta é feita em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", do lado esquerdo da tela, acima. Na próxima página, bem acima, aparecerá os anos de entrega de declaração. Clique sobre a declaração de 2021 para ver as informações.

Se estiver tudo certo com seu IR, o campo de 2021 estará verde. Quando a declaração já foi processada e está tudo correto com o documento, ele segue para o status "Em Fila de Restituição". Isso significa que o dinheiro ainda será pago nos próximos lotes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: