Quinze ideias para faturar no verão
Escute essa reportagem
A época é de férias, mas o verão também traz a chance de faturar uma “grana extra”, ou até mesmo conseguir alcançar a principal renda familiar, sem sair de casa e com investimentos que cabem no bolso.
Especialistas em empreendedorismo e carreira apontam 15 atividades que podem ser realizadas em casa com poucas alterações em relação ao trabalho tradicionais.
A especialista em carreiras Gisélia Freitas explica que a última crise econômica fez um movimento no mercado de trabalho, aumentando de forma considerável o número de profissionais que abriram o próprio negócio.
Houve também crescimento no número de pessoas que passaram a trabalhar dentro em casa.
“Trabalhar em casa era o plano B de muitos profissionais que queriam aumentar a sua renda. Muitos tinham um emprego fixo e queriam complementar a renda. Mas, com a crise e sem o emprego fixo, o plano B virou a renda principal e muitos se descobrem em uma nova profissão”, explicou.
O especialista em Recursos Humanos e CEO da Heach RH, Elcio Paulo Teixeira, acrescentou que hoje existem inúmeros trabalhadores que decidem converter um canto de sua casa em seu próprio escritório e apostam em um trabalho doméstico.

“E essa é uma tendência, que cada vez mais profissionais trabalhem de casa, inclusive montando o próprio negócio”.
Ele explica que, ao abrir o negócio em casa, apostar na legalidade junto à prefeitura é fundamental para garantir a expansão do empreendimento.
“Sempre que possível é recomendável procurar os órgãos de regulamentação, de acordo com a área do negócio. Assim é possível garantir direitos, transmitir credibilidade aos clientes, ampliar o leque de atuação e ter acesso à linhas de crédito, caso queira crescer com a empresa”, explicou.
Quem tem negócios próprios ou gostaria de abrir uma empresa em casa deve procurar a prefeitura da cidade, para ser incluído no serviço de apoio ao microempreendedor da cidade.
Estúdio para aulas de dança em casa
A professora de dança Thayná Gomes Sá Fabiano, 25, decidiu ter o próprio negócio na residência onde mora.
A profissional teve a ideia de abrir um estúdio de dança na laje de casa e, com algumas alterações na estrutura, conseguiu transformar o jeito do lugar.
“A ideia de construir o espaço de dança em cima da minha casa foi do meu pai e da minha mãe depois de perceberem que essa seria mesmo a minha profissão. Eles viram que eu poderia ter minha renda por meio das aulas de dança e resolveram me dar um empurrão construindo esse espaço”, disse.
A professora contou com a ajuda do pai, que é pedreiro, para transformar a laje bruta da casa em um local com espelhos e tablado para dança.
OPÇÕES PARA GANHAR DINHEIRO EM CASA NO VERÃO
- 1- Aulas de Dança: com um espaço amplo e algumas alterações no piso e paredes é possíveis reunir uma turma e começar a ganhar dinheiro dando aulas de dança. Mas, é preciso ter a qualificação adequada para dar aulas.
- 2 - Venda de marmita fit: as marmitas saudáveis viraram a solução para quem quer comer bem e não tem tempo de preparar a própria comida. Com alterações na cozinha e seguindo recomendações da vigilância sanitária, é possível começar uma linha de marmitas com ingredientes simples e sem muito trabalho.
- 3 - Produção de doces e bolos: produzir bolos, docinhos e chocotones feitos em casa pode ser uma opção para transformar a renda extra em renda principal.
- 4 - Cuidar de animais de estimação: para quem gosta de pets, gastando menos de R$ 500 é possível comprar alimentadores, separadores de ambiente, caixas de areia e brinquedos para transformar sua casa em um “hotel” para os bichinhos.
- 5 - Decoração e artes para festas: em alta no verão as festas e churrascos sempre demandam decorações e artes para os eventos. Com ingredientes como isopor, madeira, papel e plástico é possível compor várias opções para festas.
- 6 - Social Media: se você sabe mexer com artes, redes sociais e entende bem de “memes” da internet, sua alternativa pode ser trabalhar com mídias sociais. Mas, lembre-se de que é preciso qualificação adequada trabalhar.
- 7 - Aluguel de piscina e acessórios: Quem tem piscina em casa pode alugar para os vizinhos e colegas mais próximos. Acessórios como cadeiras de praia e boias também podem ser alugados para renda extra.
- 8 - Confecção e reparo de roupas: se você sabe costurar, com um investimento pequeno é possível transformar sua casa em um ateliê. Além de produzir peças, é possível fazer pequenos reparos.
- 9 - Personalização de produtos: com um investimento a partir de R$ 5 mil é possível comprar máquinas e computadores para transformar a garagem de casa em uma estamparia, com personalização de camisas, canecas e outros produtos.
- 10 - Artesanato: neste quesito vale de tudo, desde artes praianas, até pinturas, bordados e artes com palha ou conchas.
- 11 - Bijuterias e acessórios: a fabricação de bijuterias e semi-jóias pode ser feita com um pequeno investimento em materiais.
- 12 - Estética facial e massagem: outra atividade que requer qualificação, serviços de estética, limpeza de pele, depilação e massagens também podem ser realizadas em um cômodo de casa.
- 13 - Alimentação para eventos, recepções e cafés: esta atividade requer muita atenção a prazos e gastos. É possível oferecer desde alimentos mais simples, como cafés e salgados, até pequenas ceias.
- 14 - Aulas de reforço escolar, para concursos ou idiomas: para pessoas qualificadas, dar aulas de reforço escolar, aulas intensivas para concursos ou sessões particulares de idiomas é uma opção, com turmas em casa.
- 15 - Formatação de celulares e computadores: se a sua praia é a tecnologia, uma boa ideia é oferecer serviços de formatação e instalação de arquivos e programas em computadores, smartphones e tablets.
Fonte: Especialistas consultados e pesquisa AT.
Comentários