Produtos inovadores para a 3ª idade nas lojas
Cosméticos, roupas, eletrônicos, utilidades do lar e calçados estão na lista de produtos inovadores voltados para idosos
Escute essa reportagem
Até 2030, o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil será maior que o número de adolescentes com até 14 anos, conforme dados do Ministério da Saúde.
O Brasil está caminhando para ser um país da terceira idade. E, pensando nesse público, a reportagem separou alguns produtos que prometem ajudar a melhorar a vida dos maiores de 60.
Entre eles estão óculos de realidade virtual e aumentada, alto-falante inteligente, torneira sem toque, tênis fácil de calçar, cosméticos, roupas adaptadas para diferentes necessidades.
Há produtos desenvolvidos especificamente para a terceira idade. E outros que não são específicos para esse público, mas que agregam para ele também.
O gerente comercial da Leroy Merlin, João Luiz Henrique Batista, explicou que na loja é possível encontrar diversos produtos, tanto para aqueles que estão bem fisicamente, quanto para o público que requer cuidados especiais de locomoção.
Entre os produtos da loja, ele destacou uma lixeira que é aberta com acionamento por sensor de presença, sendo mais higiênico e trazendo mais praticidade.
Ressaltou também uma escova para lavar talheres. “Permite fazer a limpeza de facas, por exemplo, forma mais segura”.
Já o alto-falante inteligente IZY Speak!, que permite ao usuário receber informações, receitas, ligar e desligar luzes e eletrodomésticos, tudo pelo comando de voz, foi destacado pela Intelbras.
Outro produto são os óculos de realidade virtual aumentada , VR Standalone. A tecnologia é utilizada pelo desenvolvedor de projeto na empresa Mobo Games, Victor Hugo Korting de Abreu.
Ele, que também é professor da Faesa, detalhou que desenvolve projetos para adequar a realidade virtual aumentada para diferentes áreas, inclusive com aplicação para melhorar a mobilidade de idoso.
Para a área da saúde, por exemplo, normalmente o idoso é orientado por um profissional e aquele que tem os óculos em casa, pode manter uma rotina de exercícios com objetivos específicos.
A instrutora do curso de Saúde do Senac Karinna Elpidio Rocha de Oliveira Gobbo explicou que o desenvolvimento de produtos para a terceira idade é um nicho promissor. Ela lembrou que no Japão foi criado, por exemplo, um calçado com farol dianteiro para ir iluminando o caminho a ser percorrido.
Reabilitação

A fonoaudióloga Fernanda Amaral atua com reabilitação do equilíbrio. Seu trabalho com a terceira idade inclui exercícios de olhos, cabeça e controle postural. “O que causa efeitos positivos sobre a tontura, equilíbrio e risco de quedas”, explicou.
Ela usa realidade virtual para ajudar pacientes e está trocando os óculos que utiliza por outros de realidade virtual e aumentada recém-lançado. A aposentada Dayse dos Santos de Sousa, 64, experimentou a tecnologia. “É incrível. Parece que você está em outra realidade”.
Fernanda detalhou que o paciente realiza atividades virtuais como programas de exercícios que contêm ambientes da vida real e que assim são estimulados movimentos, além da atenção, concentração, memória, por exemplo.
Os produtos


Comentários