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Economia

Prioridade é gastar com comida e roupa, diz pesquisa

Pesquisa mostra que 70% do faturamento total do varejo vai ser concentrado em alimentos, bebida e artigos de vestuário


Imagem ilustrativa da imagem Prioridade é gastar com comida e roupa, diz pesquisa
Estudante de Sistemas da Informação Nikolas Robert, de 22 anos, contou que pretende manter as despesas com presentes no mesmo nível do ano passado, quando gastou R$ 250 com o presente de sua namorada |  Foto: Leone Iglesias/AT

Este é o primeiro Natal após o período mais crítico da pandemia de covid-19 e, embora o esperado fosse um “boom” nas compras de fim de ano, a realidade é que os brasileiros estão mais cautelosos na escolha dos presentes.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as prioridades nas compras de Natal são comida, roupas e a quitação de dívidas.

O levantamento mostra que 70% do faturamento total do varejo neste final de ano será concentrado em comida, bebida e artigos de vestuário. A CNC projeta um faturamento total de R$ 65,01 bilhões.

“A gente está saindo dessa situação perversa que foi a economia. O brasileiro teve sua renda desgastada pela inflação neste último ano. Além disso, em janeiro há grandes despesas e um novo governo, então muitos preferem dedicar seus gastos no que é mais essencial”, afirma o economista Vaner Corrêa.

Esse cenário, segundo a CNC, é motivado com o fato de 30% dos consumidores chegarem ao Natal com as suas rendas comprometidas com o pagamento de dívidas.

De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Wagner Júnior Corrêa, a cautela demonstrada pela maioria dos brasileiros não significa ausência de consumo.

“Percebemos uma consciência maior, uma predisposição para estar com as contas organizadas, mas não há uma retração ou freio absoluto de consumo. Uma pesquisa da CDL mostrou que 17 milhões de brasileiros vão deixar as compras de Natal para a última hora”, diz.

Como consequência dessa cautela, os produtos da linha de bens duráveis (como eletrodomésticos) devem ficar em segundo plano nas compras de fim de ano.

Em virtude disso, existe a possibilidade de boas promoções envolvendo o setor de eletrônicos no início do ano que vem, considera o superintendente da CDL.

“Verificamos uma predisposição maior para consumo de eletrodomésticos na época da Copa. Passado esse período já esperávamos essa mudança nas preferências de consumo. Em virtude disso, após o Natal, pode haver condições especiais inclusive para eletrodomésticos”, considera Wagner Corrêa.

DICAS

Fuja de ciladas nas compras de fim de ano

1 - Desconfie de descontos “anormais”

> Promoções exageradas são uma estratégia para fisgar o consumidor e fazê-lo cair em golpe. Por exemplo, é extremamente improvável encontrar um celular,  que hoje é vendido por R$ 7.599 no site da loja, por R$ 2.000. 

> Descontos muito absurdos são o principal indício de golpe.

2 - Verifique se o site é confiável

> Antes de fazer qualquer compra, confira se a loja ou a plataforma existe, de fato. 

> Verifique se a empresa tem endereço físico e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). As informações devem estar indicadas com clareza na página.

3 - Confira a reputação da loja

> Investigue o nível de qualidade do serviço da loja e também a postura no relacionamento dela com os clientes.

> Pesquise esses dados em rankings como o do www.consumidor.gov.br e do ReclameAqui.

4 - Não use redes públicas para fazer compras

> Redes públicas de internet são mais vulneráveis ao roubo de dados pessoais. 

> Até vale usar um wi-fi público para pesquisar preços e sites, mas o recomendável é finalizar as compras usando uma rede particular.

5 - Use um cartão de crédito virtual

> O cartão virtual é uma extensão do cartão de crédito tradicional, destinado apenas para compras online.

> Ele tem um número diferente, código de verificação e data de validade próprios.

Fonte: Uol Economia

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