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Economia

Porto do ES vai receber 9.500 carros chineses até o fim de 2024

Carga será transferida para pátios na Grande Vitória


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Imagem ilustrativa da imagem Porto do ES vai receber 9.500 carros chineses até o fim de 2024
Ricardo Ferraço (2º da esquerda para direita) com executivos de Portocel e Coutinho (4º na mesma ordem) |  Foto: Leonardo Tononi / Governo do ES

Os carros importados já estão chegando pelo Portocel, em Aracruz, Norte do Espírito Santo, que é especializado no embarque de celulose e pertence à Suzano e à Cenibra.

Chegou na última sexta-feira (21) o primeiro navio trazendo 1.500 veículos vindos da China. Até o fim do ano, está prevista a chegada de mais 8 mil.

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Os carros são da chinesa BYD, e marcam o primeiro desembarque de veículos em Portocel desde a sua inauguração, em 1978. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.

O vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Ricardo Ferraço acompanhou os desembarques dos primeiros veículos, junto com o prefeito da cidade Dr. Coutinho, e com executivos de Portocel e da Suzano.

Ricardo destacou que é um desafogo para o Porto de Vitória e seus terminais, como em Vila Velha, que recebem números expressivos de veículos importados.

“Estamos vivendo um momento único. Com a privatização do Porto de Vitória e a chegada da Vports, ampliou o movimento do porto em Vitória e Vila Velha. E essa nova rota marítima em Portocel é um marco para a economia e logística do Estado. Mas os veículos vão continuar chegando em Vila Velha”, explicou.

Segundo Ricardo, os navios chegavam vazios para o Portocel, e agora vão passar a trazer veículos da China e voltar ao país asiático com carga de papel e celulose. Para se ter ideia, mais de 40% da celulose da Suzano é exportada para a China.

“A princípio, até o fim do ano, 8 mil veículos devem desembarcar em Aracruz, mas esse número certamente vai ser maior. Com os navios vindo carregados, há ganho de competitividade, reduz custos como de frete, e essa novidade cria empregos e renda”, disse.

O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024, porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas. Os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. Já faltam até espaços nos portos secos.

O objetivo dos executivos do Portocel é estabelecer linhas regulares para o transporte de veículos por Aracruz, aproveitando a crescente demanda por carros elétricos no Brasil.


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Chegada de carros importados

Um navio com 1.500 carros da chinesa BYD atracou no Portocel, porto da Suzano e da Cenibra, que fica em Aracruz.

Os veículos vieram da China e chegaram em um navio do armador G2 Ocean, que já atua no Portocel com a movimentação de celulose. Desembarcada, a carga seguirá para os portos secos da Grande Vitória.

Até o fim do ano, mais de 8 mil veículos importados devem desembarcar no Portocel, além dos que já foram trazidos.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Ricardo Ferraço disse que os navios chegavam vazios para serem carregados com papel e celulose em Aracruz. Agora, vão trazer os carros da China.

Movimentação no porto

Construído para operar cargas florestais, Portocel já movimenta rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo.

Em breve também passará a movimentar fertilizantes, em uma parceria entre Adufértil e Suzano. Só no ano passado, foram incorporados 300 mil metros quadrados à sua área operacional, ampliando em 60% o espaço disponível para a movimentação de cargas.

Portocel vem desenvolvendo um profundo trabalho de expansão e diversificação de cargas.

Fonte: Governo do Estado e Sindiex.

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