X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pix supera cartão como meio de pagamentos

Banco Central disse que ferramenta foi responsável por um crescimento anual de 40% no número de transações realizadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em números do Banco Central aponta que o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. 

Desde 16 de novembro de 2020, data em que a ferramenta começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro deste ano foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional e a movimentação chegou a R$ 12,9 trilhões. 

Imagem ilustrativa da imagem Pix supera cartão como meio de pagamentos
Sistema de pagamentos pix foi usado em mais de 5,4 bilhões de transações no segundo trimestre deste ano |  Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil

No segundo trimestre deste ano, foram feitas mais de 5,4 bilhões de transações por meio de Pix, a ferramenta de pagamentos e transferência de dinheiro lançada há dois anos, em comparação com quase quatro bilhões de pagamentos feitos com cartões de crédito e e 3,8 bilhões com cartões de débito.

Os pagamentos via Pix ultrapassaram os feitos com cartão de crédito pela primeira vez no quarto trimestre de 2021 e continuaram a crescer desde então.

Em setembro, dois meses antes de completar o segundo ano de existência, o Pix chegou à marca de R$ 1 trilhão transacionado em apenas um mês. O número de pessoas cadastradas  chegou a 127,8 milhões em outubro e o de empresas, a 10,5 milhões no mesmo mês.

O aplicativo Pix permite que qualquer pessoa com conta em banco faça pagamentos ou envie e receba instantaneamente dinheiro através de um sistema gratuito e relativamente fácil de navegar.

 Isso é  importante para proprietários de pequenas empresas tenham acesso imediato aos valores, sem ter que esperar dias até que as compras com cartão de crédito sejam compensadas.

Vendedores ambulantes exibindo QR, os códigos que direcionam os clientes aos seus números Pix, tornaram-se um cena bastante comum em cidades de todo o Brasil.

O BC informou ainda que o sistema foi o principal responsável por um crescimento anual de 40% no número total de transações realizadas no ano passado.

 Telefones celulares, usados ??por muitos ou por causa do Pix ou dos aplicativos bancários, tornou-se o principal instrumento para compras, respondendo por 60% de todos os pagamentos efetuados no último ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: