Motorista gasta até 10 mil para consertar ar-condicionado
Uma das peças que mais apresentam defeitos durante o período de verão é o compressor do equipamento
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Com o calor do verão e as temperaturas batendo recorde no Estado, as oficinas que fazem reparo e instalação de ar-condicionado em veículos estão lotadas, mesmo com preços salgados. Há consertos que podem custar de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

Essa base de valores foi repassada por Marcio Rogério Vieira, proprietário de oficina em Vitória.
O dono de outra oficina especializada na capital, Marcos Pasolini, destaca que o aumento de reparos no ar-condicionado dos veículos tem sido registrado porque os compressores de modelos mais novos possuem menor vida útil.
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“Os compressores dos carros de hoje são descartáveis. Duram em média três anos. Enquanto isso, os dos carros mais antigos duram muito mais. Há pouco tempo, troquei de um carro de 12 anos. Ainda era o original do veículo”, conta.
O compressor é o principal componente do sistema de refrigeração. Nele, a energia que será trocada posteriormente no evaporador, irá diminuir a temperatura do interior do veículo. Isso fará com que haja conforto térmico para todos dentro do carro.
Na oficina de Pasolini, em Ilha de Santa Maria, a demanda para esse tipo de serviço aumentou. Até mesmo clientes do interior têm buscado serviços no local, a exemplo de Santa Maria de Jetibá.
“A oficina está cheia. Não sei nem se vai ter espaço para guardar todos os carros”, comentou.
O proprietário explica que é difícil encontrar peças no Estado para alguns modelos de veículos. Segundo ele, o maior causador de problemas é mesmo o compressor, com sua vida útil curta.
“O valor do reparo vai depender muito do problema e do modelo do veículo, então preciso analisar cada caso”.
O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado (Sindirepa-ES), Diego Receputi, afirma que o aumento da procura por conserto e manutenção de ar-condicionado de veículos teve alta de mais de 40% somente durante o verão.
“O verão é a época em que o sistema é mais usado. É por conta desse uso constante que pode haver desgaste ou falha. Além disso, vários consumidores deixam para reparar o sistema do ar-condicionado somente no verão. Durante o ano, mesmo se o ar estiver apresentado falha, eles acabam não reparando o defeito”, afirma.
Peça só foi encontrada em outro Estado
O aposentado José Luis Giuberti, conhecido por Zeca, de 62 anos, descobriu um problema no filtro secador do veículo ao levar o carro para uma manutenção no ar-condicionado. Filtros secadores são componentes responsáveis por filtrar a umidade e outras partículas sólidas de um sistema de refrigeração ou ar-condicionado.
Ele precisou deixar o carro na oficina por mais tempo que o necessário, porque a nova peça não foi encontrada no mercado do Estado.
O filtro secador teve que ser comprado pelo proprietário da oficina em Curitiba, no Paraná. “Trouxe o carro para uma manutenção no evaporador do ar-condicionado. Procurei a oficina, pois na concessionária cobram ainda mais”, explica.
Item é o mais procurado em usados
O ar-condicionado é o item mais procurado em carros usados, segundo pesquisa da start-up do segmento automotivo Mobiauto.
O levantamento foi feito durante o segundo semestre de 2022, mapeando, dentre as centenas de milhares de anúncios da plataforma, quais os itens que os compradores mais selecionaram antes de solicitar na plataforma a busca dos usados disponíveis com aquelas características.
O levantamento considerou o interesse de compra em julho de 2022 e, posteriormente, em janeiro deste ano. Os pesquisadores da área de Estatísticas da Mobiauto calcularam, além dos percentuais de cada item, a variação nesses últimos seis meses, apontando uma notável tendência de vendas nos próximos tempos.
O campeão foi o ar-condicionado, com 27,4% de cliques dos compradores. Mas isso não significa que 72,6% dos consumidores não querem esse item, de acordo com Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
“Vamos lembrar que muitos carros possuem ar-condicionado de série, desobrigando o comprador a selecionar aquele item”, diz.
E completa: “Vamos supor que o internauta está atrás de um Jeep Compass. Então, ele nem clica em ar-condicionado, vidros e trava elétricos ou mesmo transmissão automática, pois 100% das unidades à venda terão esses itens”.
Por este motivo, a pesquisa mostra que os carros básicos ficam cada vez mais afastados do desejo de compra do brasileiro, porque itens que lideram o ranking tiveram aumento de procura nos últimos seis meses, segundo Castro Jr.
SAIBA MAIS
Ar-condicionado
> Veicular
O ar-condicionado dos veículos é formado basicamente por compressor, condensador, evaporador, filtro secador, gás refrigerante, motor da caixa evaporadora e radiador de aquecimento.
> Compressor
É o “coração” do sistema de ar-condicionado do carro. Ele faz o fluido refrigerante circular através da tubulação, passando por vários componentes. Entre eles, o evaporador e o condensador.
O compressor funciona de forma parecida a um compressor de um refrigerador residencial. A diferença é que ele não é movido pela eletricidade, mas sim pela rotação do motor do carro.
Nele, a energia que será trocada posteriormente no evaporador diminuirá a temperatura do local em que os passageiros estão, proporcionando conforto térmico a todos ocupantes do veículo.
> Filtro secador
Possui uma importante função no sistema de refrigeração. Tem o papel de manter o sistema livre de possível umidade. Além disso, também absorve partículas que se desprendem do sistema.
> Reparos
A procura por reparos e manutenção teve aumento de mais de 40% neste período de verão no Espírito Santo.
A peça que apresenta mais problemas para os donos de veículos é o compressor.
Segundo um dos proprietários de oficina, em modelos mais antigos, o compressor tem maior vida útil. Já em novos, cerca de três anos.
A manutenção envolve uma série de ações que previnem possíveis falhas.
Além disso, a manutenção preventiva aumenta a chance de identificar problemas de forma precoce.
Fonte: Pesquisa AT.
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