X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Legislação no ES conta com regras para as promoções

A Black Friday deste ano contará com apoio de uma legislação estadual que teve a sua elaboração motivada especialmente pela data comercial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Legislação no ES conta com regras para as promoções
Shopping Vitória. |  Foto: Beto Moraes

A Black Friday deste ano contará com apoio de uma legislação estadual que teve a sua elaboração motivada especialmente pela data comercial.

Com intuito de coibir eventuais propagandas enganosas que costumam ocorrer em períodos de ofertas, a lei foi provada na Assembleia Legislativa após tramitar em caráter de urgência.

Sancionada em dezembro do ano passado, a legislação  determina que os estabelecimentos façam distinção entre os produtos com preço reduzido e os que não sofreram alteração. Além de proibir o “falso aumento”, ela estabelece que deve ser informado o preço antigo do produto e o atual.

A proposta foi feita pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, deputado Vandinho Leite (PSDB). Ele conta que o projeto de lei nasceu das diversas reclamações e denúncias que chegaram sobre promoções falsas.

“Isso promoveu uma demanda por aprimorar a legislação. Ela vem para combater a atitude de algumas empresas, que com má-fé divulgam descontos falsos: É o famoso  metade do dobro”, relata.

O superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Wagner Corrêa afirma que os lojistas receberam com tranquilidade a nova lei.

“A gente entende que legislação precisa ser cumprida, não é algo que se debater. De fato se existe um ambiente de promoção aquilo não pode ser utilizado para se estar à margem. Recebemos com tranquilidade, nossa entidade não deseja que  a data seja utilizada para enganar ou estar às margens da legislação”, afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: