INSS vai chamar 34 mil para atualizar cadastro
Escute essa reportagem

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá convocar, até 2022, mais de 1,7 milhão de beneficiados para realizarem a atualização de seus cadastros, sendo pelo menos 34 mil no Espírito Santo.
O prazo iria até o fim deste ano, mas o governo federal prorrogou por mais dois anos o programa de bonificação de servidores que trabalham de forma extraordinária para realizar a revisão contínua dos benefícios, identificando problemas nos documentos e realizando as notificações.
As convocações iniciaram em setembro, quando o INSS começou a emitir cartas de convocação aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral inconsistente apurado pelo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios.
Segundo o INSS, essa revisão dos benefícios está relacionada somente às pendências cadastrais, “não adentrando, neste momento, das regras de direito que geraram o benefício”. A lei autoriza o INSS a revisar os benefícios concedidos nos últimos dez anos para verificar irregularidades.
Para fazer o envio da documentação, o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (www.meu.inss.gov.br ou aplicativo de celular com o mesmo nome).
Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço “Atualização de Dados de Benefício”, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.
Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deve agendar o cumprimento destas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência. Para efetuar o agendamento, basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.
O beneficiário que receber a carta deve ter atenção, porque, após o recebimento, terá 60 dias para enviar, preferencialmente pelo aplicativo Meu INSS, a documentação solicitada.
Se ele não comprovar seu direito à renda, poderá ter o benefício suspenso e até cancelado.
SAIBA MAIS Prazo de 60 dias para entrega de documentos
Como apresentar a documentação pedida?
Via internet
- É necessário acessar o site www. meu.inss.gov.br ou o aplicativo Meu INSS, com login e senha.
- Na página ou no aplicativo, é preciso escolher o serviço “Cumprimento de exigência”.
- Pelo Meu INSS, o segurado terá que solicitar o serviço “Atualização de Dados de Benefício”, anexando a cópia digitalizada dos seguintes documentos: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Via agência do INSS
- Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, ele deve agendar o cumprimento da exigência em uma agência do INSS mais próxima da sua casa.
- Para isso, é preciso ligar para o telefone 135 do INSS e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. O INSS não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.
- No caso de atendimento presencial, o requerente tem o prazo de 60 dias para agendar o serviço de cumprimento de exigência, a contar do recebimento da convocação.
- A entrega dos documentos também pode ser feita nas chamadas urnas expressas que estão colocadas do lado de fora das agências, inclusive por terceiros, com os dados do agendamento.
Documentos em falta
- Caso não tenha os documentos solicitados, será necessário enviar no lugar uma solicitação para que o processo seja analisado no estado em que se encontra.
Fonte: INSS.
Comentários