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Economia

Ideias para melhorar a renda na aposentadoria


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A maioria dos aposentados precisa buscar uma atividade para complementar a renda. Com a pandemia, o jeito mais seguro é fazer algo sem precisar sair de casa.

Imagem ilustrativa da imagem Ideias para melhorar a renda na aposentadoria
Artesanato: A professora Rosali Lobo, 73, aprendeu a fazer crochê com a irmã mais nova, aos 13 anos. Após a aposentadoria, passou a se dedicar a essa arte e trabalha sob encomenda. Ela faz bonecos, sapatinhos, roupas e itens para decorar a casa. “Esse trabalho me traz muita satisfação e me ajuda a complementar a renda”. Rosali também faz polvinhos de crochê para bebês que estão em Unidades de Terapia Intensiva (Utin). A iniciativa surgiu na Dinamarca e ajuda na recuperação dos pequenos. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Por isso, a reportagem separou algumas atividades com essas características, como a venda de produtos online, artesanato para bebês, serviços como aula particular pela internet e tradução de texto.

A professora Rosali Lobo, 73, aprendeu a fazer crochê com a irmã mais nova, aos 13 anos. Após a aposentadoria, passou a se dedicar a essa arte e trabalha sob encomenda.Ela faz bonecos, sapatinhos, roupas e itens para decorar a casa.

“Esse trabalho me traz muita satisfação e me ajuda a complementar a renda”.Rosali também faz polvinhos de crochê para bebês que estão em Unidades de Terapia Intensiva (Utin). A iniciativa surgiu na Dinamarca e ajuda na recuperação dos pequenos.

O consultor de Marketing Digital e palestrante internacional André Damasceno confessou que, se já estivesse aposentado, apostaria na venda de produtos online, que pode ser feita em diversos sites.

“Você faz o cadastro na plataforma. Quando busca um produto, aparece um link de afiliado. Você divulga aquele link e, se alguém comprar por ele, você recebe a comissão”. A Amazon Brasil e Magazine Luiza estão entre as empresas que oferecem essa alternativa.

Outra opção é vender produtos ou serviços próprios. Segundo Damasceno, para a venda de produtos físicos como artesanato e comida, é indispensável ter uma página no Instagram e fazer vídeos, mostrando como o produto é feito, a matéria-prima, quanto tempo leva para ficar pronto, entre outros.

Já para quem vende serviços, o professor de Marketing Digital da Faesa Henrique Hamerski explicou é preciso trazer um “aperitivo” para as redes sociais.

Quem presta consultoria financeira por exemplo, pode fazer um vídeo com dicas de investimentos.

“Dessa forma, os possíveis clientes terão conhecimento da capacidade daquele empreendedor de transmitir informação”. Além disso, plataformas como GetNinjas e Workana recomendam o trabalho.

Ao contrário do que muitas lojas fazem, a advogada Luiza Simões disse que os preços dos produtos devem estar na descrição das publicações nas redes sociais. Ela destacou que é ilegal só enviar o valor por mensagem privada (direct).

Em meio a tantas opções de negócios, a diretora de Capital Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Herica Gomes, destacou:

“O mais importante é buscar uma atividade que faça não só pelo dinheiro, mas pela satisfação”.


AS ALTERNATIVAS


1 - Vendas online
> O aposentado pode se tornar afiliado de grandes lojas e indicar seus produtos, ganhando comissão sobre as vendas.
> É possível fazer isso por meio da Amazon Brasil, Americanas e Magazine Luiza, por exemplo.
> Para isso, o interessado cria uma conta no site da grande loja. A partir daí tem acesso ao link de afiliado dos produtos, que pode indicar.
> Caso a compra seja feita por meio da indicação, ele recebe a comissão em sua conta, disponibilizada no cadastro.

2 - Artesanato para bebês
> Para quem faz sapatinhos, roupinhas e bonecos de tricô ou crochê, o Instagram e o YouTube são aliados.
> No Instagram é essencial criar um perfil explicando o que faz, há quanto tempo, número de clientes atendidos e de peças entregues.
> É indispensável fazer vídeos do produto e mostrar os detalhes da confecção. > Explicar a escolha da linha, da cor, quanto tempo leva para o trabalho ficar pronto, entre outros dados que valorizam o trabalho.
> Ao publicar fotos dos produtos, é importante colocar o preço na descrição. A frequência é de ao menos uma vez por dia nos stories (conteúdo disponível por 24h) e no mínimo cinco vezes por semana no feed (página de publicações fixas).

3 - Brechó virtual
> Criar um Instagram para mostrar os produtos é essencial. Fazer story com vídeos e produzir lives mostrando combinações de peças, chamar profissionais da moda para compor looks e falar das tendências também dão mais visibilidade à loja.
> Outra estratégia é anunciar na rede social, para que os produtos atinjam um público além dos seguidores.

4 - Aula particular online
> Usar o perfil do Instagram para dar dicas da disciplina e criar conteúdo para se destacar é indispensável.  
>Outros recursos devem ser buscados dependendo do tipo de aula e do público.  >Por exemplo, se for aula de violão, um canal no YouTube pode contribuir. Já se for aula de inglês para adolescentes, o Tik Tok pode ser uma boa aposta para atrair o público.

5 - Produção de doces e salgados
> Usar o Instagram para mostrar a matéria-prima que utiliza para confecção dos produtos e como são feitos.  
> Criar ações promocionais, com descontos para indicação de amigos ou desconto nas próximas compras.
 >Na Bio (descrição da página), o nome que vem em negrito deve ser o do produto e da cidade onde é feito. Por exemplo, Brigadeiro Vila Velha, pois ali é a localização da rede social.
> Dessa forma, quando o consumidor procurar na busca, provavelmente vai ser um dos primeiros perfis que vai encontrar.
> Da mesma forma, quando for postar fotos, é importante marcar a localização, por que quem buscar por ela, tem mais chance de encontrar o negócio.

6 - Responda a pesquisas
> Há vários sites que disponibilizam questionários com objetivo de melhorar seus produtos e serviços.
> As empresas remuneram as plataformas para encontrar seu público-alvo e parte desse valor vai para quem responde as questões. Entre eles estão: surveypronto.com, myiyo.com, voceopina.com.br.

7 - Tradução de textos
> Quem tem conhecimento para trabalhar com tradução de texto pode criar uma conta em aplicativos como GetNinjas e Workana.
> No perfil é preciso fazer uma descrição do que faz, como forma de se destacar. > Na plataforma é possível criar um portifólio, colocar link das traduções que já fez, por exemplo. Elas vão recomendar o profissional.
> Falar sobre a atividade em um blog e nas redes sociais também contribui. E para facilitar o contato com potenciais clientes, o ideal é converter o número do Whatsapp em link e colocá-lo na bio do Instagram.

8 - Declaração do Imposto de Renda
> É um trabalho sazonal. Por isso, cerca de seis meses antes de a Receita Federal começar a receber o documento é importante divulgar na internet que faz a declaração.
> Vídeos no YouTube tirando dúvidas, além de podcast (áudios sobre o tema, que podem ser ouvidos a qualquer hora em plataformas como o Spotify), artigos, anúncios, e o Instagram ajudam a dar visibilidade.
> É importante compartilhar o vídeo tirando dúvidas no Facebook, explicando para os amigos que oferece o serviço e deixando e-mail e telefone.

9 - Assistente virtual
> Além do Instagram, uma boa alternativa para oferecer os serviços de secretário ou assistente virtual, é o Linkedin. A rede social permite ao aposentado se conectar com profissionais de RH do Brasil e do mundo.
> Outras plataformas como GetNinjas e Workana, também podem ajudar.

10 - Escrever/publicar livro
> No site Clube dos Autores, é possível fazer o cadastro e publicar o livro. É como se fosse uma editora online.
> Não é preciso pagar pela publicação online, ela ganha com a impressão.

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