X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Governo prepara reforma para criar novos direitos trabalhistas

Governo discute com representantes dos empresários e dos empregados mudanças nas leis, sobretudo no trabalho por aplicativos

foto autor
Gustavo Andrade, do jornal A Tribuna
10/05/2023 - 14:10 • Atualizada em 10/05/2023 às 14:25

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo prepara reforma para criar novos direitos trabalhistas
Luiz Marinho prevê que, ainda este ano, as propostas estejam no Congresso para votação pelos parlamentares |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo vai apresentar, até o fim de junho, uma proposta para revisar a legislação trabalhista, em uma nova reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, prevê que, já no segundo semestre, essas propostas sejam enviadas para votação no Congresso.

As revisões, explicou ele, estão sendo discutidas em grupos de trabalho tripartites, com participação de governo, trabalhadores e empregadores. No dia 23 desse mês, por exemplo, lideranças empresariais e representantes dos trabalhadores estarão reunidos para definir datas e prioridades.

Leia mais sobre Economia aqui

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha eleitoral, prometeu rever a reforma de 2017. Entre as mudanças propostas, Marinho frisou a necessidade de regulamentar os aplicativos no Brasil.

Um dos pontos é a criação da chamada “previdência da Uber”, com um modelo para garantir aposentadoria pelo INSS para quem trabalha pelas plataformas.

As Centrais Sindicais já demonstraram ser contrárias à revogação da reforma de 2017, mas defendem mudanças para dar mais segurança e benefícios a algumas categorias.  

Já o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativos do Estado (Amapes), Luiz Fernando Müller, representante da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil, disse que as entidades são contra o vínculo empregatício.

“Somos contra a CLT, lutamos por um formato intermediário, no qual tenhamos as garantias previdenciárias, porém que possamos trabalhar livres. Da forma que estão divulgando, como limitar o horário de trabalho, descanso semanal, o motorista não tem interesse, pois, com as baixas tarifas, será inviável a atividade”, afirmou.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), José Carlos Bergamin, defende a reforma de 2017, mas vê possibilidade de aperfeiçoamentos.

“A questão do trabalho intermitente, por exemplo, pode ser melhorada, visto que não está sendo muito utilizada pelos empregadores. Melhorias podem ser feitas para os aposentados também.”

O presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) da Federação das Indústrias (Findes), Fernando Otávio Campos, entende que a proposta não será positiva.  “A CNI está fora desse debate. Para revisar a legislação, devem considerar dados de criação de empregos.”

Desafio será convencer o Congresso, diz especialista

Imagem ilustrativa da imagem Governo prepara reforma para criar novos direitos trabalhistas
Governo vai apresentar revisão da legislação trabalhista |  Foto: Canva

O governo terá o desafio de conseguir convencer o Congresso Nacional a aprovar as mudanças na legislação trabalhista, segundo o especialista em gestão pública Fernando Dilen.

Ele diz que o governo não está tendo atualmente estabilidade política necessária em um Congresso alinhado à direita para aprovar essa e outras demandas.

“Vão criar embate no Congresso Nacional. Pode até mandar, mas conseguir aprovar, no momento que vivemos hoje, acredito ser muito difícil”, disse.

Prova disso é que o presidente da Câmara, Arthur Lira, sabendo da reforma trabalhista planejada pelo governo, já deixou claro que, neste ano, só passam a reforma tributária e a nova regra fiscal.

Lira afirmou que não há nenhum sentimento entre os parlamentares de rever votações de reformas já aprovadas no Congresso Nacional. Segundo ele, a legislação pode ser até aprimorada, mas não há como mudar radicalmente o que já foi aprovado há dois, três ou quatro anos pelos parlamentares.

Leia mais

Imposto de Microempreendedor Individual sobe a partir de junho

Ovo líquido e picles de quiabo. Conheça novidades na culinária capixaba


Saiba mais

Revisão da legislação trabalhista

Um projeto de lei propondo a revisão de alguns pontos da reforma trabalhista de 2017 deve ser apresentado pelo governo federal ainda neste semestre ao Congresso Nacional, disse o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

As mudanças estão sendo discutidas no grupo de trabalho interministerial, estabelecido por decreto publicado no início de abril. São 36 membros no grupo tripartite, 12 de cada parte representada: governo, trabalhadores e empregadores.

A próxima reunião do grupo será no dia 23 deste mês, quando serão estabelecidas datas e prioridades do grupo que, conforme o decreto, visa discutir a reestruturação das relações de trabalho e a valorização da negociação coletiva.

O governo vem tentando ser apenas intermediário nessa comissão tripartite, deixando que as propostas sejam construídas pelas partes, segundo o ministro.

“O propósito do governo é mais de coordenar as partes, de provocar, para que as partes construam o entendimento”, disse o ministro.

Proteção aos trabalhadores

Uma das prioridades é a proteção de trabalhadores definidos como “não clássicos”, a exemplo de motorista por aplicativo ou trabalhadores da agricultura familiar.

“
Espero que venha trazer benefícios ao trabalhador, mas acredito que os políticos só mudam pensando neles Ananias Correa, Pedreiro, 47 anos
 

Ajustes para o modelo de trabalho de autônomos e pequenos empreendedores, que se enquadram na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).

Regularização dos motoristas de aplicativo

É uma longa discussão que já vem se desenrolando: a regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo no País. Isso porque, atualmente, qualquer trabalhador que atue como entregador e motorista de empresas de aplicativo não possui direitos trabalhistas.

A previsão é que esses profissionais consigam regulamentação. Mas, a categoria não quer ser guiada pela CLT. Os trabalhadores pedem para serem regulamentados como Microempreendedores Individuais (MEIs), escolhendo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) adequado para a sua atividade.

“
Trabalho com entrega por diária, e prefiro trabalhar sem CLT e pagar minha contribuição por fora Jonas Hermogenes, Entregador, 24 anos
 

Marinho expressou preocupação com o fato de essas tecnologias estarem sendo utilizadas para explorar ainda mais os trabalhadores, em vez de melhorar as condições de vida da população.

O ministro ressaltou que as famosas plataformas estão transformando os trabalhadores em quase escravos dos algoritmos, e é necessário agir para garantir que os trabalhadores dessas plataformas sejam respeitados.

Trabalho intermitente

Novas regras para o trabalho intermitente, com mínimo de horas diárias a se contratar para a empresa.

O governo avalia manter essa modalidade de contrato apenas para determinados setores.

Outros pontos

A volta da homologação trabalhista, quando o processo de demissão tem acompanhamento por sindicatos e órgãos estatais antes de ser formalizado.

O retorno da ultratividade, quando pontos conquistados de um acordo trabalhista passam a valer antes da resolução final.

Considerações do empresariado

Revisão da tributação na folha de pequenas empresas e empresas que utilizem do trabalho feito por máquinas.

Incentivo a empresas para contratações de trabalhadores com baixa qualificação e mães solteiras.

Reavaliar a questão do trabalho intermitente, para que seja melhor utilizado pelas empresas.

Ajustes visando empreendedores e MEIs.

Participação de todas as frentes na revisão de legislação trabalhista.

Fonte: Empresários consultados, Luiz Marinho e Agência Brasil.

Leia mais

Saiba como declarar rendimentos no Imposto de Renda 2023

Prazo para tentar receber restituição no 1º lote do IR termina nesta quarta

Ícone tags Tags CLT direitos trabalhistas Empresários governo Reforma
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM