Governo lança plano bilionário de investimentos para o Espírito Santo
Governo projeta ações para dez anos com metas sustentáveis e estima essa cifra em investimentos públicos e privados só até 2029
Escute essa reportagem

Com um olhar para o futuro, o governo do ES lançou na quinta-feira (03) o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo ES 500 Anos para os próximos 10 anos, que estabelece metas e estratégias para promover o desenvolvimento sustentável, com foco em cinco missões: economia diversificada, inovadora e sustentável; polo de competências; cuidado integral; sustentabilidade e resiliência climática; e um Espírito Santo ágil e inteligente.
Mapeamento feito pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) revela que, até 2029, serão investidos mais de R$ 120 bilhões entre investimentos públicos e privados, segundo o secretário de Estado da Economia, Álvaro Duboc, e o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira.
A cerimônia foi realizada no Cais das Artes, na Enseada do Suá, em Vitória. Evento reuniu cerca de 600 participantes, entre autoridades, representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e especialistas envolvidos na construção do plano.
O governador Renato Casagrande classificou o momento como um marco histórico, com um grande simbolismo. “Um planejamento que consolida a cultura capixaba de conquistar e ter sucesso. Nós temos essa cultura de planejar a longo prazo. Se analisarmos o que vivenciamos nesses últimos anos, a forma em que o Estado, o mundo e até nossas vidas mudaram”.
Álvaro Duboc falou sobre a importância do plano e citou desafios para o Estado, a exemplo da reforma tributária, recém aprovada pelo Congresso Nacional.
“A mudança do princípio de tributação para o destino, somada à alteração dos instrumentos de competitividade que historicamente impulsionaram a nossa economia, exige de nós uma nova postura. Trata-se de um cenário que demanda estratégias ainda mais arrojadas para mantermos a competitividade e o dinamismo econômico do Espírito Santo”.
Segundo Duboc, mais uma vez, o Espírito Santo é desafiado a se reinventar. “A capacidade de superação, que é uma marca do nosso povo, será novamente testada e fortalecida. E é justamente para enfrentar esses desafios e, ao mesmo tempo, aproveitar as novas oportunidades, que estamos entregando o Plano ES 500 Anos”.
O que eles disseram



Saiba mais
Plano ES 500 Anos
O Plano ES 500 Anos tem objetivo de planejamento de ações e metas visando o desenvolvimento do Espírito Santo nos próximos 10 anos, quando o Estado completará 500 anos.
O plano estabelece metas e estratégias para promover o desenvolvimento sustentável do Estado até 2035, com foco em cinco missões: economia diversificada, inovadora e sustentável; polo de competências; cuidado integral; sustentabilidade e resiliência climática; e um Espírito Santo ágil e inteligente.
Formação do plano
No ano passado, foram realizadas 10 oficinas regionais, um evento temático sobre Tecnologias Emergentes, 34 oficinas de trabalho e mais de 120 entrevistas com especialistas.
No total, mais de 1.700 pessoas contribuíram diretamente para a formulação do plano, representando mais de 230 instituições, órgãos públicos e empresas.
O projeto estabelece um pacto entre o poder público, o setor produtivo, a academia e a sociedade civil para que as instituições cumpram o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Espírito Santo.
Grandes metas
Estar entre os cinco estados com maior complexidade econômica, mais inovadores, com maior produtividade, e com maior rendimento das famílias.
Além disso, reduzir para menos de 10% a taxa de pobreza do Estado.
Principais objetivos
Ambiente de negócios competitivo.
Atração de investimentos.
Pesquisa, desenvolvimento e inovação empreendedora.
Infraestrutura, logística e conectividade.
Redução das desigualdades regionais.
Lei de Governança
A Lei de Governança do Plano ES 500 Anos, instituída pela Lei nº 12.375 de 20 de março de 2025, é um marco importante para o Estado.
O fundamento da Lei de Governança é garantir que as missões estabelecidas no movimento ES 500 sejam de fato cumpridas.
No total, são cinco missões alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre os ODS que rodeiam as missões, estão a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, e saúde e bem-estar.
Implementação
A Comunidade ES 500 é uma plataforma com objetivo de envolver a população capixaba no processo de desenvolvimento do Estado, permitindo que cidadãos proponham ideias, participem de debates e acompanhem decisões.
A partir de agora, o foco se volta para a fase de implementação, com ações integradas e mecanismos contínuos de diálogo e transparência com a população.
Fonte: Governo do Estado e Espírito Santo em Ação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários