Gás natural vai aumentar 7% em agosto
Escute essa reportagem
O consumidor ainda nem se acostumou com os reajustes nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha, que entraram em vigor nesta semana, e já tem mais aumento previsto. A Petrobras informou ao mercado que elevará, em agosto, o preço do gás natural em 7%.
Segundo a estatal, os novos valores devem entrar em vigor já no dia 1º. O reajuste deve impactar diretamente cerca de 105 mil consumidores no Espírito Santo, entre donos de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e usuários de gás encanado em residências, comércio e indústrias.
Com o novo aumento, o produto acumula alta de 50% neste ano. No último reajuste, em maio, o preço do gás natural vendido pela Petrobras subiu 39%. O preço final dos produtos ainda não foi definido, já que depende de outros fatores.
Em nota, a Petrobras destaca que “o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”.
Atualmente, o preço do metro cúbico do GNV nos postos está em média R$ 3,99 o metro cúbico. Segundo o diretor de GNV do Sindipostos, Deoclides Oliveira, o tamanho do impacto desse reajuste ainda não foi calculado.
“Esse reajuste é um pleito da Petrobras, mas ainda não foi homologado. O que vai definir o preço final será o mercado. Pode ser que algum revendedor decida absorver esse aumento, mas ainda não é algo consolidado”, afirmou.
Para o economista Marcelo Loyola Fraga, o impacto do reajuste será sentido por uma parcela bem maior da população, além dos usuários diretos de gás veicular e gás encanado.
“Com esse novo aumento, a perspectiva é que o ano feche com a inflação acima dos 10%, pois ocorre um efeito em cadeia, aumentando o preço de todos os produtos e serviços envolvidos que dependam de transporte.”
Comentários