X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Filhos e netos têm ajuda de 224 mil aposentados no Estado


“Qual é o pai ou a mãe que vai negar ajuda a um filho?” A pergunta foi feita por aposentados que estão sustentando os filhos, que perderam o emprego durante a pandemia, e os netos. Eles afirmam que o dinheiro é pouco, mas que não podem abandonar a família.

O presidente do Sindicato dos Aposentados no Estado, Jânio Araújo, explica que, no Espírito Santo, há cerca de 560 mil aposentados. “Desses, 40% voltaram a ser os principais provedores das famílias. São 224 mil famílias nas quais os filhos e netos voltaram a ser sustentados pelos idosos”.

Ele destacou que, no primeiro momento, os pais abrem os braços para abrigar, mas era para ser algo temporário. “Alguns filhos colocam a culpa na pandemia, se acomodam e vão ficando, ficando. Em alguns casos, está faltando bom senso por parte dos filhos. Em outros, é o reflexo do desemprego”, diferenciou.

Ele explicou que, do total, 70% dos aposentados recebem um salário mínimo (R$ 1.100). “A aposentadoria, na maioria das vezes , não dá nem para o sustento próprio do beneficiário, que envolve remédio, alimentação e moradia”.

A educadora financeira Herica Gomes destacou que é muito complicado para quem ganha um salário mínimo ajudar, principalmente quando o filho já constituiu família e também tem dependentes.

Ela lembrou que o filho não está desempregado porque quer e que o acolhimento deve ser feito de forma a fugir das dívidas, levando em consideração alguns pontos.

“Quais são as minhas atuais despesas sem esse filho? Qual vai ser a despesa quando eu acolher o meu filho e neto?”

Herica explicou que não dá para sustentar o filho e deixá-lo em casa de braços cruzados. “Ele precisa buscar uma alternativa até se recolocar no mercado”. E detalhou que ele deve avaliar o que pode fazer para contribuir, seja vendendo algo que sabe fazer ou oferecendo um serviço, por exemplo.

Adriano Sant'Anna Pedra, professor de Direito da FDV, explicou que a Constituição determina o contrário do que vem acontecendo. “Os filhos maiores têm o dever de cuidar dos pais na velhice”.

Mas destacou que, “às vezes, esse acolhimento dos filhos é uma questão humanitária”.


Apoio da família


Imagem ilustrativa da imagem Filhos e netos têm ajuda de 224 mil aposentados no Estado
Aposentado de 78 anos, contou que está pagando condomínio, luz, compras e despesas médicas de duas filhas, que ficaram desempregadas |  Foto: Fábio Nunes/AT

Um aposentado de 78 anos, que trabalha desde os 10, contou que está pagando condomínio, luz, compras e despesas médicas de duas filhas, que ficaram desempregadas na pandemia. Uma de 50 e outra de 48 anos, cada uma delas tem um filho.

“Elas perderam o emprego na pandemia. Ficaram em casa, tiveram o salário reduzido e depois foram demitidas. Por enquanto vou mantendo, com muito sacrifício. Coloco tudo na planilha. Elas também vão fazendo bicos”.


“Bico” para aumentar renda

Como a maioria dos aposentados recebe um salário mínimo (R$ 1.100), muitos estão buscando fazer “bicos” para complementar a renda. Com o retorno de filhos e netos para casa, essa necessidade se torna ainda maior.

Imagem ilustrativa da imagem Filhos e netos têm ajuda de 224 mil aposentados no Estado
Jânio disse que existem ressalvas |  Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Aposentados, Jânio Araújo, contou que eles buscam atividades informais, como fazer marmitas, salgados e pizza. “Atividades que podem fazer em casa, para os clientes buscarem”.

A educadora financeira Herica Gomes destacou que também surgem algumas parcerias.

“É o idoso que borda e abre mão da renda para os filhos venderem o artesanato e poderem contribuir com a casa”, exemplificou.

Ela frisou: “Não é só colocar a responsabilidade sobre o idoso que está oferecendo ajuda. É entender que a responsabilidade é de todo mundo”.
Além disso, ela destacou que é necessário fazer cortes nas despesas, mesmo que sejam radicais.

E o principal, não desistir de procurar emprego. “Cuidado com pensamento e palavras. Tudo que a gente obtém de resultado na nossa vida começou com um simples pensamento. Não dá para a gente ficar só pensando no negativo. É preciso colocar a cabeça em ordem”.

Especialistas apontam que, para se recolocar no mercado, é preciso perder a vergonha e dizer para o máximo de pessoas possível que está em busca de uma vaga.


Saiba mais


Números

  • No Espírito Santo há cerca de 560 mil aposentados e um total de 40% deles (224 mil) estão sustentando filhos e netos.

Como funciona

  • Em alguns casos, os filhos desempregados voltam para a casa dos pais, trazendo consigo os netos. Em outros, os aposentados custeiam a despesa dos filhos e netos, onde eles moram.

O que diz a lei

  • Se o filho é maior de 24 anos de idade, esses pais idosos não tem nenhuma obrigação jurídica de sustentá-lo. A Constituição Federal determina que os pais devem cuidar dos filhos menores de 24 anos. E os filhos maiores têm o dever de cuidar dos pais na velhice.

  • Mas, dependendo da situação dos filhos, é uma questão humanitária recebê-los, de acordo com a avaliação de especialistas.

Bom senso

  • Na relação entre pais e filhos é preciso bom senso. Em alguns momentos o acolhimento dos filhos pode ser uma necessidade, mas é preciso ficar atento para não se aproveitar da boa vontade dos pais.

  • Estar desempregado não significa estar sem trabalho. Os filhos mesmo desempregados, devem buscar uma forma de contribuir com as despesas da casa, seja fazendo bicos, vendendo produtos ou serviços.

  • Além disso, é importante ficar atento em relação ao que os pais estão abrindo mão para ajudá-los. É importante sempre pensar em como é possível contribuir de alguma forma, mesmo que não seja com dinheiro.

Imagem ilustrativa da imagem Filhos e netos têm ajuda de 224 mil aposentados no Estado
Casal de idosos: sustento |  Foto: Arquivo/AT

Para se recolocar no mercado de trabalho:

Buscar sempre

  • A busca pelo emprego não deve parar. A sociedade trata o emprego como uma importante parte da identidade do indivíduo. Mas o desempregado não pode deixar a demissão afetar a sua autoestima.

  • O país atravessa um período de crise e o valor das pessoas não está em ter ou não emprego.

Acione contatos

  • É essencial avisar os amigos, parentes e conhecidos que está em busca de uma oportunidade de emprego.

Corte de gastos

  • Ao voltar para a casa dos pais aposentados ou a depender dos mesmos, é importante fazer um planejamento financeiro e cortar gastos. Mesmo sem conseguir se recolocar no mercado, é preciso buscar uma alternativa para ganhar dinheiro, seja vender bolo, doce ou algo que saiba fazer ou prestar algum serviço, por exemplo. Mas é importante sempre se manter ativo na procura por uma vaga de emprego.

Use as redes sociais

  • Interagir nas redes sociais é uma forma de ser lembrado. Mas a interação deve ser de qualidade, mostrando, por exemplo, o que está fazendo para se aprimorar, como cursos e leituras. Também é importante manter o LinkedIn atualizado.

Busque vagas

  • Se cadastrar em sites de recrutamento, ficar atento às matérias dos jornais com novas oportunidades e observar as redes sociais das empresas vale a pena.

  • Personalize o currículo

  • O currículo deve ser feito voltado para os pré-requisitos de cada vaga.

  • Se não sabe fazer um currículo adequado, procure ajuda, pesquise.

  • Ele deve pontuar os diferenciais e como eles ajudaram nas organizações onde trabalhou anteriormente.

Escolha a vaga

  • É importante saber em qual área deseja e tem condições de atuar e ter foco.

Novas habilidades

  • Durante toda a vida e também quando está desempregado, o profissional precisa desenvolver novas habilidades.

  • Uma boa alternativa é procurar anúncios com as vagas que gostaria de ocupar, ver quais são as habilidades requeridas e trabalhar para desenvolvê-las.

Seleção a distância

  • Esteja pronto para a seleção presencial e a distância. Saiba utilizar ferramentas como Microsoft Teams, Zoom e outras.

  • Além disso, é preciso ficar atento a tudo o que está sendo observado pelo recrutador: expressões faciais, o gestual, a vestimenta, maquiagem, postura, organização do espaço, iluminação até a capacidade de ouvir.

Saúde mental

  • O desemprego deixa muita gente com a autoestima baixa. É preciso driblar esse sentimento e buscar atividades que contribuam para a manutenção da saúde mental, como exercícios físicos e uma rotina.

Não desista!

  • Se não está dando certo, revise o currículo e envie para mais empresas.

Fonte: Herica Gomes, Adriano Pedra, Jânio Araújo, pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: