X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Fila de espera de até três meses para comprar carro de luxo

Na contramão das estatísticas nacionais, o Estado se consolida com um mercado promissor para esse segmento automotivo


Imagem ilustrativa da imagem Fila de espera de até três meses para comprar carro de luxo
Empresário Leo Ribeiro ao lado de um veículo Porsche Panamera 4 E-Hybrid, de 2022, avaliado em R$ 1,3 milhão. |  Foto: Divulgação

Enquanto a venda de automóveis de luxo no País teve queda de cerca de 15%, no Estado algumas pessoas esperam até três meses para adquirir modelos específicos, como é o caso do Porsche Macan, carro com alta saída no mercado capixaba. Na contramão das estatísticas nacionais, o Espírito Santo se consolida em um nicho de ostentação.

Em 2022, no Brasil, as sete marcas premium de maior volume venderam, juntas, 37.539 unidades, cerca de 6.500 carros a menos que o ano anterior, o que indica uma queda nas vendas. Ainda que o mercado nacional tenha abalado o segmento automotivo de luxo, especialistas  apontam um fluxo próprio no Estado.

Leo Ribeiro é empresário, tem uma loja de carros premium em Vila Velha e se mantém há cinco anos no nicho. “Tenho R$ 18 milhões  em estoque. Meu ticket médio é de R$ 300 mil, mas, no último trimestre, vendi carros de R$ 1,5 milhão, R$ 1,8 milhão”. Para ele, o mercado capixaba é excelente e recepciona muito bem artigos de luxo, sobretudo do segmento automotivo. 

Conforme o empresário, um dos carros mais procurados é o Porsche Macan. 

“Tenho três clientes esperando por esse modelo”. Entre as marcas de luxo mais representativas no País, apenas o Porsche conseguiu aumentar o número de carros vendidos em um comparativo dos últimos anos. Todas as outras venderam menos.

Procurada pela reportagem, a Porsche informou que em 2022, comparado ao ano anterior, vendeu 4% a mais, constituindo-se no sétimo recorde consecutivo de vendas no País. Mesmo sem concessionária no Estado, a marca é o sonho de consumo de muitos capixabas. 

Alencar Maffei, empresário de 70 anos, diz que a paixão pelo carro não é só pelo veículo em si. 

“Apesar do visual ser muito atrativo, o diferencial é o atendimento de excelência. O fato de saber que aquele investimento alto tem retorno porque tudo é solucionável de maneira simples e rápida, sem dor de cabeça, sem estresse”.

Maffei, que queria um modelo específico, precisou esperar três meses até que o carro estivesse disponível, mesmo assim, garante que valeu a pena. “Paguei e esperei, sabia que não me arrependeria e estou muito satisfeito com minha aquisição. Esperaria de novo porque considero que valeu a pena”.

Mesmo fora de linha, Gol é uma das marcas preferidas

O Volkswagen Gol saiu de linha, mas, mesmo depois de 42 anos no Brasil, a marca segue como queridinha dos consumidores, ainda mais no Sudeste no País, região onde o carro foi líder de vendas em 2022, com 173.614 mil unidades.

Dados do marketplace de veículos do Itaú Unibanco, o iCarros, apontam o modelo Gol como o mais procurado entre os usuários da plataforma em 2022. O veículo, que saiu de linha em dezembro, ocupou o 1º lugar no ranking anual: mais de 322 mil usuários fizeram buscas on-line pelo veículo na plataforma, sendo mais de 173 mil somente na Região Sudeste. 

Ao longo de mais de quatro décadas  foram cerca de 7 milhões de unidades comercializadas no País. Pesquisa da Mobiauto indica que os carros Gol da Volks supervalorizaram nos últimos anos. O campeão de valorização foi o Gol G4, que em janeiro de 2022, o preço médio era de R$ 25.188, enquanto em janeiro de 2023 o mesmo modelo é encontrado por R$ 33.362, ou seja, 32,45% de valorização.

No ranking, o Palio, da Fiat, ficou em 2º lugar com 171.266 vendas. Depois, em sequência: Onix (Toyota),  134.606  vendas; Civic (Honda), 115.718 vendas; Celta (Chevrolet), que vendeu 101.724  unidades.


SAIBA MAIS 


Porsche teve aumento de 4%

Carros de luxo

Nicho se destaca no Estado

Pesquisa assinada pela UOL, indica que em 2022, as sete marcas premium de maior volume venderam, juntas, 37.539, cerca de 6,5 mil carros a menos que o ano anterior, o que representa uma queda nas vendas.

Mas, ainda que o mercado nacional tenha abalado o segmento automotivo de luxo, especialistas do mercado apontam um fluxo próprio no Estado.

Empresários do setor comentam que alguns modelos, como é o caso do Porsche Macan, têm alta demanda no mercado capixaba e uma boa saída. 

uma empresa do setor, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha, tem ganho anual de R$ 40 milhões, o que cria, em média, um lucro de R$ 3,3 milhões por mês.

Sete marcas são consideradas  de luxo no País, são elas: BMW, Audi, Volvo, Mercedes-Benz, Land Rover, Porsche e Mini. 

De todas as marcas, apenas o Porsche conseguiu aumentar o número de carros vendidos em um comparativo dos últimos anos. 

De 2021 para 2022, a marca Porsche teve um aumento de 4% nas vendas. Todas as outras marcas venderam menos no comparativo entre 2021 e 2022.

Valores altíssimos

Veículos recebem o título de 'premium'

O Porsche 911, carrera 2022, é avaliado em R$ 1 milhão.

Já o Porsche  Panamera 4 E, Hybrid 2022, custa R$ 1,3 milhão.

Em 2022, a marca vendeu 3.202 mil Porsches.

Fonte: Porsche e LSeven.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: