Estado vai ter 23 novos bairros a partir deste ano
Empreendimentos são pensados para serem autossuficientes, reunindo zonas residenciais e áreas comerciais

Mais de vinte novos bairros planejados e loteamentos com características de bairro estão em construção ou em fase de planejamento em cidades da Grande Vitória e em outras regiões do Estado.
Os empreendimentos se configuram pela união entre zonas residenciais, áreas comerciais e infraestrutura pública e privada, podendo conter serviços como escolas e hospitais, pensadas para criar uma autossuficiência para a área.
A Vaz Desenvolvimento Imobiliário, por exemplo, pretende lançar quatro bairros planejados nos próximos anos: os Solar Praia Park I e II, em Vila Velha; o Solar de Marataízes e o Solar de Itapemirim, no Sul do Estado. Outros três estão em fase de construção.
Para o fundador da empresa, Douglas Vaz, os projetos fazem parte do conceito de urbanismo inovador, comprometido com o bem-estar nas cidades.
“Provocamos mudanças reais à medida que transformamos espaço em comunidades com senso de pertencimento, tempo em qualidade de vida e natureza em aliada do desenvolvimento”, diz.
São mais de 6 milhões de metros quadrados em desenvolvimento pela Vaz no Espírito Santo, entre bairros planejados e condomínios fechados de alto padrão, com conceito residence & resort.
Santa Leopoldina, na região serrana, também vai receber esse tipo de empreendimento pela empresa: será a Fazenda Barão do Império.
Já a CBL Lotes possui oito projetos de bairro planejado em desenvolvimento, no formato de loteamento aberto. Três deles já foram lançados.
Serra, Vila Velha, Cariacica, Viana, Linhares, Aracruz, Ibiraçu, Nova Venécia, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim são as cidades no foco da empresa.
O planejamento da CBL é lançar, até 2030, R$ 2,2 bilhões de valor geral de vendas distribuídos em 15 mil lotes no Estado.
Para o diretor-executivo da CBL Lotes, Marcos Batista, há um efeito de transformação urbana que se retroalimenta.
“Você compra um lote, alguém constrói uma farmácia ou supermercado do lado, e seu lote valoriza mais ainda. Depois, alguém constrói um shopping na rua de trás, e valoriza ainda mais. Ou seja, o desenvolvimento da cidade vai gerando progresso”, comenta.
A Fazenda Camping, em Vila Velha, também será transformada em um bairro planejado, com detalhes ainda a serem anunciados.
Pedido por mudança nas regras de construções

A revisão dos planos diretores municipais (PDM) é um desafio para viabilizar os investimentos em bairros planejados nos próximos anos. Essa é uma demanda, inclusive, para Vila Velha.
Na Barra do Jucu e redondezas, proprietários aguardam a alteração de zona rural para urbana pela revisão do PDM, atualmente em andamento. Essa mudança é que permitirá a construção de tipos de imóveis que diferem das regras existentes para áreas rurais.
A atualização do plano tem como objetivo ordenar a expansão da cidade e garantir que esses novos empreendimentos sigam critérios de sustentabilidade e infraestrutura adequados.
A integração entre planejamento urbano por parte dos municípios e o projeto empresarial é necessária, explica o economista-chefe do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Estado (Ibef-ES), Felipe Storch.
“A lógica é criar uma 'cidade dentro da cidade', onde o morador encontra quase tudo no próprio entorno”, diz.
Confira os lotes
Vila Velha
- Solar Praia Park I e II
- Empresa: Vaz Desenvolvimento Imobiliário
- Status: ainda será lançado

Costa Nova
- Onde: próximo ao Shopping Boulevard Vila Velha
- Empresa: Grupo Opportunity
- Características: espaço com 29 condomínios, 62 torres e 10.789 unidades habitacionais. Área total de 615.500 m.
Fazenda Camping
- Empresa: incorporação feita por duas empresas, não divulgadas
- Características: bairro planejado construído em três etapas. O projeto contará com condomínios residenciais e zonas comerciais.
- Espaço : 1,3 milhão de m de área total da Fazenda Camping, equivalente a mais de 150 campos de futebol.
- Status: o desenvolvimento do projeto será definido a partir do “master plan”, o planejamento estratégico, a ser realizado por uma consultoria.
Boulevard Arbori
- Onde: na região da Rodovia Leste-Oeste
- Empresa: Vaz Desenvolvimento Imobiliário
- Característica: cinco mil lotes e até quatro mil apartamentos.
- Lançamento: novembro
Cariacica
- Ventura Ville
- Empresa: CBL Lotes
- CARACTERÍSTICAS: lotes a partir de 160 m. Infraestrutura completa, com rede de água, energia, pavimentação asfáltica e áreas de lazer.
- LOTES: à venda
- CONTATO: (27) 3325 4413
Viana
- Bella Viana PARK I e II
- Empresa: CBL Lotes
- Características: infraestrutura completa, com rede de água, energia, pavimentação asfáltica e áreas de lazer.
- LOTES: a partir de 300 m, com preço partindo de R$ 212.000.

Serra
- Península Aroeiras
- Empresa: Marsanto Imóveis
- Característica: lugar planejado e de alto padrão.
Guarapari
- Boulevard Guarapari Residence e Resort
- EMPRESA: Vaz Desenvolvimento Imobiliário
- CARACTERÍSTICA: condomínio fechado de lotes com lazer de alto padrão
- STATUS: em obras
- LANÇAMENTO: 2025
- LOTES: 428 terrenos privativos de 1000 a 3000 m.
- CONTATO: (27) 3442-2031
Fundão
- Palm Garden
- Onde: em Praia Grande
- Empresa: CBL Lotes
- Fazenda Agazeh
- Onde: em Praia Grande
- Empresa: CBL Lotes
Aracruz
- Villa Santi II e Park Verde
- ONDE: Aracruz
- Empresa: CBL Lotes
- CARACTERÍSTICAS: dois bairros planejados com infraestrutura completa com rede de esgoto, iluminação e pavimentação, localizado no eixo de expansão do município.
- Os dois empreendimentos somam 1.064 lotes, em uma área de 631.958,38 m, capacidade para mais de 4 mil pessoas morarem. Os lotes são a partir de 200 m e cercados pela natureza.
- LOTES: à venda
- CONTATO: (27) 3325-4413
Cachoeiro de Itapemirim
- Ita Park
- ONDE: Cachoeiro de Itapemirim
- Empresa: CBL Lotes
- CARACTERÍSTICAS: Lotes a partir de 250 m. Infraestrutura completa com rede de água, energia, pavimentação asfáltica e áreas de lazer.
- LOTES: à venda
- CONTATO: (27) 3325 4413
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários