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Economia

Espírito Santo tem seu primeiro trator-robô

Batizado como Galileu, o equipamento não requer um humano no comando durante a operação, ou seja, é um veículo autônomo


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Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo tem seu primeiro trator-robô
Trator-robô pode ser usado no agronegócio, setor de celulose, mineração, óleo e gás e siderurgia, entre outros |  Foto: Divulgação

Uma empresa capixaba apresentou o primeiro veículo brasileiro totalmente autônomo que tem por objetivo tracionar cargas de altos volumes.

A VIX Logística, com a VIX Veículos Autônomos (Viva), está investindo em um trator robotizado, desenvolvido no Estado, que possui nível 4 de automação.

Isso quer dizer que ele funciona com comandos e limites previamente definidos e que, no caso do trator, será utilizado para a movimentação de cargas de volume acima de 80 toneladas em ambientes industriais e no agronegócio.

Chamado  “Galileu”, o trator é focado na automação de operações logísticas e poderá atender diversos segmentos e setores, a exemplo de siderurgia, florestal, papel e celulose, mineração, óleo e gás, setor automotivo, agronegócio, entre outros.

Entre os equipamentos que podem receber tal tecnologia estão tratores e seus implementos de tracionamento, empilhadeiras, caminhões, escavadeiras, manipuladores de madeira e de sucata. 

“Além desses equipamentos, atividades e setores, a automação abre um novo mundo de oportunidades para as empresas na gestão do seu negócio sob diversos aspectos, e a VIX Logística, ao lançar o Viva, está dando o primeiro passo para se tornar pioneira no setor a oferecer esta tecnologia para o mercado nacional”, afirma Patrícia Chieppe, CEO da VIX Logística.

O trator-robô é configurado para receber as diretrizes através de um notebook, tablet ou celular, onde é possível conferir, em tempo real, o posicionamento do equipamento ao longo da rota, se está navegando corretamente ou se detectou algum obstáculo pelos scanners, por exemplo.

Patrícia destaca que o objetivo é trazer as melhores soluções logísticas para o mercado. Um dos principais destaques do projeto é a capacidade de customização de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Diretor da VIX,  Elias Alves afirma que, com o “Galileu”, será possível reduzir custos operacionais e fazer otimizações de recursos, pois o projeto combina inovação e tecnologia numa iniciativa pioneira de automação de veículos e equipamentos para operações logísticas, elevando os padrões de segurança.

O investimento foi de R$ 6 milhões e é o primeiro resultado prático da Viva, em projeto que contou com parceiros e fornecedores.


Saiba mais


O trator-robô

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo tem seu primeiro trator-robô
Trator-robô galileu: capixaba |  Foto: Divulgação
  • O veículo autônomo “Galileu” funciona a partir de comandos e limites previamente definidos para a movimentação de cargas de volume acima de 80 toneladas em ambientes industriais. O veículo possui nível 4 de automação, que é o mais próximo da robotização total.
  • Vantagens: Aumento de produtividade, redução de custos operacionais e otimização de recursos.
  • Além disso, visa trazer mais controle sobre a operação e a integração entre as atividades industriais, assim como o aumento do grau de segurança das operações e mitigação de riscos às pessoas.

Exemplos de utilização

  • Movimentação interna de madeira, tracionamento de reboques, movimentação de placas e bobinas de aço, atuação em centros de distribuição, armazenagens e áreas de mineração.

Equipamentos que podem receber a tecnologia

  • Tratores e seus implementos, de tracionamento, empilhadeiras, caminhões, escavadeiras, manipuladores de madeira e de sucata.

Sistema supervisório

  • Dispõe de recurso visual para interação e acompanhamento do equipamento de forma rápida e simples, podendo ser instalado em celular, tablet ou notebook. Há também a possibilidade de integração em sala de controle de operações.
  • Facilidade de customização Desde sua concepção, o conceito de desenvolvimento já prevê a capacidade de customização e aplicação de recursos tecnológicos complementares de acordo com o cenário onde o equipamento irá operar.

Fontes: Viva e VIX Logística.

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