Especialista prevê preço do frango mais barato no ES
Preços podem cair por conta da suspensão da compra de aves pelo Japão
Escute essa reportagem
A suspensão da compra de aves produzidas no Espírito Santo, pelo Japão, pode indicar queda no preço do produto no Estado.
A suspensão aconteceu após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrar o primeiro caso de H5N1 em aves de criação para consumo próprio, na Serra.
O caso confirmado na última terça-feira é de um ganso e de um pato de uma propriedade rural, cuja criação não tem finalidade comercial. Para o economista da Valor Investimentos Pedro Lang, a decisão do Japão foi precipitada.
“Se o bloqueio demorar por alguns dias, o produto não exportado vai para o mercado local, aumentando a oferta e o preço cai”, detalhou. Lembrando que embora o consumidor possa gostar da queda nos preços, para o empresário a notícia é ruim. “O medo da importação é de contaminar as aves de lá”, diferenciou.
Segundo a Associação dos Avicultores do Estado (Aves), não há prejuízo financeiro e econômico neste momento. “Se exporta um volume pequeno e, neste momento, não existem volumes sendo exportados”, afirma o diretor-executivo, Nélio Hand.
A entidade afirma que o setor está seguindo medidas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
O governador do Estado, Renato Casagrande, se manifestou a respeito da suspensão das exportações dos produtos. Segundo ele, o bloqueio é prejudicial à economia.
Leia mais
FGTS e desconto de até 90% para limpar nome de 100 mil no ES
Comentários