Empresa do Rio de Janeiro passa a controlar 27 campos de petróleo no Estado
Escute essa reportagem

A Petrobras oficializou a venda de sua participação em 27 concessões terrestres de exploração e produção do Polo Cricaré, localizado no Norte do Espírito Santo, para a empresa do Rio de Janeiro, Karavan Oil & Gas. A negociação foi feita por US$ 155 milhões (cerca de R$ 820 milhões).
A venda foi oficializada, na tarde desta quarta-feira (3), em reunião com o governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória, na qual executivos da Petrobras e da empresa que vai explorar a área assinaram o contrato de venda.
De acordo com o governo do Estado, a produção média do Polo Cricaré de janeiro a junho de 2020 foi de cerca de 1,7 mil barris de petróleo por dia e 14 mil metros cúbicos por dia de gás.
A partir da venda, a Karavan O&G Participações deterá 51% da Sociedade de Propósito Específico (SPE), enquanto a empresa Seacrest Capital Group Limited deterá os 49% restantes.
O governador celebrou as oportunidades que deverão ser criadas a partir do acordo, que teve a articulação do Governo do Estado visando a manutenção de empregos e o estímulo ao desenvolvimento regional.
“Essa é uma assinatura que interessa a todos nós pelo desinvestimento que a Petrobras está realizando e pelo investimento que a Karavan irá realizar. Uma oportunidade para os capixabas, para as empresas que têm esse perfil de extração e para o Estado, que será ainda mais competitivo”, disse.
De acordo com o presidente da Karavan Oil & Gas, Fabiano Ramos, um dos motivos para a atração da empresa para o Polo Cricaré foi o ambiente de negócios do Espírito Santo.
“Ao longo desse tempo de atuação da empresa, nós fomos seletivos nas oportunidades que nós buscamos e o que pesou na nossa decisão com relação aos 27 campos de petróleo foi o ambiente pró negócios e ético presente no Estado do Espírito Santo”, afirmou.
O executivo ainda disse que a empresa espera atuar no Espírito Santo com governança e responsabilidade social e ambiental. "Por fim, estamos otimistas com relação aos campos terrestres, temos certeza que gerará aumento de receitas tributárias e trará benefícios para os municípios da região. Seremos um polo gerador de emprego e renda local”, disse.
O diretor executivo de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy, desejou sucesso para Karavan. "A Petrobras desenvolveu esse Polo durante muitos anos e ele já atingiu a fase de maturidade que justifica a transferência para outro perfil de empresa”, declarou.
Em sua fala, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, agradeceu à empresa pela decisão e ressaltou o ambiente de negócios do Espírito Santo. “É com muita satisfação que recebemos essa notícia. Estamos muito felizes com a vinda da Karavan para o Estado e poder ver o ambiente de negócios do Estado está despertando o interesse de investidores de todos os setores”, enfatizou.
Sobre o Polo Cricaré
O Polo Cricaré compreende 27 concessões terrestres localizadas no Estado do Espírito Santo nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Linhares e Conceição da Barra.
Os campos terrestres são: Biguá, Cacimbas, Campo Grande, Córrego Cedro Norte, Córrego Cedro Norte Sul, Córrego Dourado, Córrego das Pedras, Fazenda Cedro, Fazenda Cedro Norte, Fazenda Queimadas, Fazenda São Jorge, Guriri, Inhambu, Jacutinga, Lagoa Bonita, Lagoa Suruaca, Mariricu, Mariricu Norte, Rio Itaúnas, Rio Preto, Rio Preto Oeste, Rio Preto Sul, Rio São Mateus, São Mateus, São Mateus Leste, Seriema e Tabuiaiá.
Comentários