Procura por financiamento para empresas lideradas por mulheres sobe 10%

Segundo o Bandes, houve aumento de 10% na concessão de linhas de crédito para empresas lideradas por mulheres

Susana Loureiro/S2 Comunicação | 30/08/2023, 11:59 11:59 h | Atualizado em 30/08/2023, 12:01

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/140000/372x236/Procura-por-financiamento-para-empresas-lideradas-0014861600202308301159/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F140000%2FProcura-por-financiamento-para-empresas-lideradas-0014861600202308301159.jpg%3Fxid%3D613567&xid=613567 600w, As sócias Bruna e Thágua  buscaram financiamento do Bandes para ampliar o negócio e abriram filial

É preciso mais que uma boa ideia para tirar um sonho do papel. E as mulheres estão a cada dia mais empenhadas em realizar seus projetos. Segundo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no primeiro semestre deste ano houve aumento de 10% na concessão de linhas de crédito para empresas lideradas por mulheres. 

Do total de empréstimos concedidos para negócios, 41% foram para empresas femininas. E o valor médio dos financiamentos gira em torno de R$ 1,6 milhão, com até 120 meses para pagar, dependendo do negócio, e carência de até 30 meses. 

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Atualmente, no Espírito Santo, 43% das empresas são lideradas por mulheres e o Bandes tem uma gerência de negócios especificamente para lidar com esse público. No primeiro semestre deste ano, a maioria dos negócios financiados ficou por conta dos setores de indústria e serviços, segundo Gabriela Vichi, diretora operacional do Bandes. 

“Hoje temos uma gerente de negócios específica para atender mulheres, mas de forma geral a mulher tem ocupado mais os espaços de liderança e empreendendo em diversas áreas”. 

Os empreendimentos no setor de alimentos, como padarias, restaurantes, cafés, comidas congeladas e outros têm ocupado grande espaço entre as mulheres, que geralmente começam em casa e buscam posteriormente o apoio do Sebrae e do Bandes para alavancar os negócios. 

A diretora  do Bandes diz que o banco apoia todos os tamanhos de negócios e que é preciso mudar essa imagem de que só empresas tradicionais conseguem financiamentos. “Atualmente aportamos recursos desde a implantação da empresa até ampliação do negócio e novas filiais. Analisamos a viabilidade técnica, econômica e financeira. Temos essa disposição de apoiar os projetos”, explica. 

Assim aconteceu com a Bruna de Magalhães, 42, e Thágua de Oliveira, 44, sócias-proprietárias da “É Tudo Delícia” – loja de bolos e cafeteria  em Bento Ferreira, Vitória, e em Vila Velha. Ela contou com o Bandes em todas as etapas. 

“Eles foram parceiros há seis anos quando montamos a primeira loja, depois durante a pandemia, tempos depois quando reformamos e agora quando montamos nossa nova loja, em frente ao Fórum de Vila Velha”, disse Bruna.


Apoio bancário para abrir filial

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/140000/372x236/Procura-por-financiamento-para-empresas-lideradas-0014861601202308301159/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F140000%2FProcura-por-financiamento-para-empresas-lideradas-0014861601202308301159.jpg%3Fxid%3D613568&xid=613568 600w, Equipe feminina, com exceção do Marco Túlio, que é filho de uma das sócias. Elas alegam  que na cozinha o trabalho das mulheres dá mais resultado

A empresária Bruna de Magalhães e a sócia Thágua de Oliveira, 44, estão superanimadas com o empreendimento novo. A marca delas, a “É Tudo Delícia”, tem nova filial em Vila Velha, graças a uma linha de crédito do Bandes. 

As empreendedoras realizaram o sonho do novo negócio perto de casa, em local privilegiado, próximo de órgãos públicos e de uma universidade. 

“Era nosso sonho abrir uma filial em Vila Velha, cidade em que moramos. Agora a loja está novinha e muito bem localizada”, comemora Bruna. Ela e a sócia começaram o negócio há seis anos com venda de bolos caseiros. Posteriormente modificaram o negócio para atender o público da região, com porções individuais. Atualmente funcionam em Bento Ferreira, Vitória, e em Vila Velha. 

Para Bruna, empreender é desafiador porque os primeiros anos são muito difíceis. 

“O negócio demora a ficar confortável na rentabilidade. Demora para ter um pró-labore, para manter as contas de casa sem precisar fazer um extra por fora do negócio. E acho que isso é o que mais faz as pessoas desistirem, a dificuldade de ter um rendimento. As pessoas acham que em seis meses vão conseguir, mas não é verdade.”

As duas têm 11 funcionárias mulheres e pretendem contratar mais. O único homem na equipe é o filho de Bruna, Marco Túlio Magalhães, de 19 anos. Ele até mudou os planos para o futuro e trocou sua opção de curso superior para Engenharia de Produção.

Para enxugar os custos, o sistema de atendimento nas lojas não tem garçom. “A pessoa pede no balcão, pega e se senta. Foi uma forma de enxugar também o custo”. Funcionárias têm seguro de vida, saúde e plano odontológico.


Quer empreender no ramo da gastronomia?

O mercado da gastronomia é competitivo, mas com muitas oportunidades. Empreender nessa área requer uma série de habilidades, desde a gestão financeira até a criatividade para elaborar receitas diferenciadas. Mas antes de escolher sua nova empreitada, considere o seguinte: 

Motivos: é preciso ter claros os motivos que o levaram a tomar essa decisão. Lembre-se de que apenas gostar de cozinhar não é o suficiente. Trata-se de um mercado que exige muito esforço e dedicação, muito além do preparo de alimentos 

Atuar no ramo alimentício é, em muitos casos, sinônimo de trabalhar enquanto as outras pessoas descansam. Questione-se se você está disposto a trabalhar de noite, durante os finais de semana e também nos feriados. Tenha em mente que o trabalho começa muito antes do estabelecimento abrir as portas e termina muito depois da saída do último cliente.

Conceito: definir o conceito e o público-alvo do seu negócio são essenciais. Em um mercado tão populoso, é preciso criar uma marca forte, que tenha apelo e saiba muito bem quem é sua clientela. 

Isso vai depender de uma série de fatores, como região em que será aberto o restaurante, tipo de comida e tipo de serviço (à la carte, somente delivery, vendas por internet, etc).


Curso para empreender

O Sebrae tem um curso on-line para capacitar profissionais que queiram iniciar no ramo de gastronomia. O curso “Receita de sucesso: cardápio, cozinha e alimentos” ensina estratégias e técnicas sobre a elaboração, o planejamento e a atratividade dos cardápios. 

O curso também ensina sobre o fluxo de trabalho e os controles necessários para o monitoramento da gestão operacional na produção e na manipulação de comidas.

Segundo o Sebrae, a receita de sucesso passa pelo cardápio, cozinha e alimentos impecáveis, uma vez que o êxito de um empreendimento do segmento de alimentação fora do lar depende sempre de três pilares. São eles, também, cardápio, equipe e gestão. 

Por isso, o Sebrae foca nesses pilares e ensina estratégias e técnicas voltadas para a elaboração, o planejamento e a atratividade dos cardápios, além de boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos, contemplando o detalhamento do fluxo operacional de trabalho e os controles necessários para o monitoramento da gestão operacional.

O curso é on-line, tem duração de três horas e pode ser concluído em 15 dias, com certificado de participação.

Financiamento

Antes de buscar um financiamento para o negócio, a empreendedora deve consultar o Sebrae. 

O Crédito Orientado e Assistido é um serviço que ajuda na decisão consciente para a obtenção do crédito e, após  conseguir o recurso financeiro, o Sebrae  acompanha durante a vigência da operação para que o empreendedor  mantenha a saúde financeira do negócio e as parcelas em dia. Por meio de informações, diagnósticos, ferramentas digitais, conteúdos, capacitações e consultorias, é possível reduzir o risco da inadimplência.

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