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Economia

Donos de Troller de luto com o fim da marca brasileira


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Após a Ford divulgar que desistiu de vender a Troller e anunciar o fim da marca criada no Brasil, e adquirida pela montadora em 2007, donos de jipes da marca afirmaram que estão “de luto” e falam até em fazer carreata para evitar o fim da marca.

O supervisor de manutenção Sávio Andrade explica que comprou um Troller T4 ano 2007 e se apaixonou pelo veículo. Ele faz parte de grupos de “trolleiros”, como são chamados os donos desses jipes, e faz viagens com a mulher Talyta Assis e com seus pais, Salomé Andrade e Sebastião de Oliveira.

“Ser trolleiro é diferente, não é apenas um carro, é um estilo de vida. Fiz amizade com muita gente por meio de grupos em redes sociais. São pelo menos 150 trolleiros aqui no Estado. Debatemos a possibilidade de fazer uma carreata de Troller, saindo de Vila Velha até Camburi, para protestar.”

Fundada em 1995 em Horizonte, Ceará, a Troller se notabilizou pela produção de jipes, tendo sido comprada pela Ford em 2007. No início deste ano, porém, a Ford anunciou que sairá do País, fechando suas fábricas.

A montadora negociava a venda da Troller para um empresário paraibano, mas decidiu cancelar a operação e vender só seus ativos.

Imagem ilustrativa da imagem Donos de Troller de luto com o fim da marca brasileira
Luiz Borel lamentou o fim da marca e contou sobre as amizades que fez por causa do Troller: “Formei uma grande família” |  Foto: Antonio Moreira/AT

“É lamentável, porque trata-se de um carro muito bom e de qualidade. Ficamos tristes porque trata-se de um produto que traz lazer. Formei uma grande família com amizades que fiz graças ao Troller e todos nós ficaremos tristes caso o fechamento se concretize”, comentou o empresário Luiz Borel, dono de uma oficina especializada em off-roads na Serra e proprietário de um jipe Troller.

De acordo com nota da montadora norte-americana, a produção do Troller T4 seguirá até o fim de setembro e a produção das peças para manutenção continuará até novembro.

Kleber Quirino, gerente de vendas da Trilha Vitória, revenda da Troller no Estado, explica que as concessionárias ainda não foram notificadas pela Ford sobre a situação.

“Teremos uma reunião no fim do mês para sermos posicionados quanto ao futuro. Mas acredito que a partir de agora atuaremos na assistência técnica, fornecendo suporte e peças aos clientes.”

Fundação aconteceu em 1995 no Ceará

A Troller

  • A marca foi fundada em 1995, em Horizonte, no Ceará, e ganhou destaque pela fabricação de jipes.
  • O nome é uma adaptação brasileira da palavra inglesa troll, que se refere a um personagem das lendas escandinavas que habitam florestas e cavernas da Noruega.
  • O primeiro modelo foi lançado em 1997, o RF Sport.
  • Em 2007, foi comprada pela montadora norte-americana Ford.
  • No início deste ano, a Ford negociava a venda da Troller para um empresário da Paraíba, mas desistiu do negócio e preferiu vender apenas os ativos.
  • A produção acontecia em dois lugares: em Horizonte, no Ceará, e em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
  • Em Horizonte funcionava os departamentos de design, engenharia, produção e recursos humanos. Em São Bernardo do Campo funcionavam os departamentos comercial, marketing, pós-venda e suprimentos.

“Fim” do Troller

  • O anúncio do fechamento da fábrica da Ford no Brasil afetou também a Troller, marca adquirida pela empresa norte-americana em 2007.
  • Desta forma, o modelo Troller consequentemente sairá da linha de fabricação no Brasil.
  • A notícia pegou alguns donos de veículos da marca de surpresa. Mas eles acreditam que isso não vai tirar o carro de circulação.

Item de colecionador

  • Ao contrário do que geralmente se pensa ao descobrir que um produto sairá de linha, no caso do Troller, há expectativa de que haja uma valorização do modelo.
  • também se espera um aumento no preço do veículo, que deve passar a ser um item de colecionador, tendo em vista a popularidade do carro no Brasil, e a satisfação dos “trolleiros” com o que o carro entrega.
  • Ainda não se sabe até que valor um Troller pode chegar com o encerramento da sua fabricação mas, atualmente, um modelo 0 km é vendido por R$ 249.900.

Fabricação de peças continua

  • Mesmo com o encerramento da produção do modelo Troller, as peças do veículo continuarão sendo produzidas até novembro deste ano.
  • Ainda assim, toda montadora tem de fornecer peças por pelo menos 10 anos.
  • outro fato é que o Troller tem a mesma motorização e transmissão da Ford Ranger, um veículo que continua sendo fabricado na Argentina, então a reposição de peças não será problema, já que algumas poderão ser compartilhadas.
Fontes: Troller e Kléber Quirino, gerente de vendas da Trilha Vitória, concessionária Troller no Estado.

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