Cooperativas mostram força na crise
Escute essa reportagem

Apesar da crise econômica enfrentada pelo Brasil ter provocado efeitos negativos em diversos setores, as cooperativas capixabas seguem o caminho contrário, apresentando crescimento ascendente, com 18 delas ocupando posições entre as 200 maiores empresas do Estado.
É o que revela o 24º Anuário do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), lançado no fim do último ano. Unimed Vitória, Cooabriel e Coopeavi foram as três melhores colocadas dentre as cooperativas.
Segundo o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira, boa parte das cooperativas subiu de posição em comparação com a listagem de 2019.
“Isso demonstra que há um investimento focado na melhoria dos negócios, na busca por novos mercados, na aproximação com o cliente, na qualidade e na excelência. Novamente em 2020, mesmo diante de todos os obstáculos, elas mostraram que são reconhecidas e valorizadas.”
“O faturamento das cooperativas corresponde a 5,32% do PIB nominal capixaba, uma participação que não para de subir. Isso demonstra que o movimento cooperativista tem ganhado força ao demonstrar sua habilidade de superar as crises e por ser uma excelente alternativa para aliar o desenvolvimento econômico ao social”, afirmou o superintendente.
Dados do 1º Anuário do Cooperativismo Capixaba, do Sistema OCB/ES, mostram que esse modelo de negócio também registrou outros aumentos, como no número de cooperativas e de colaboradores, que superaram 9 mil, e na quantidade de cooperadores, que ultrapassou 435 mil no Estado.
SAIBA MAIS Ranking da IEL
9° lugar: Unimed Vitória
22°: Cooabriel
27°: Coopeavi
43°: Unimed Sul Capixaba
50°: Selita
86°: Unimed Noroeste Capixaba
105°: Sicoob Leste Capixaba
125°: Sicoob Sul-Serrano
130°: Coopgranéis
136°: Sicoob Sul
137°: Sicoob Corretora de Seguros
145°: Sicoob Centro-Serrano
147°: Cootes
151°: Serrana
157°: Sicoob Credirochas
165°: Unimed Piraqueaçu
185°: Sicoob Central ES
188°: Sicoob Norte
Comentários