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Economia

Construção de navio da Marinha no Estado vai ter 6.600 empregos


O Estaleiro Jurong Aracruz venceu a concorrência e irá construir o Navio de Apoio Antártico (NApAnt) para a Marinha brasileira, o que vai criar 600 empregos diretos nas obras e outros 6 mil empregos indiretos.

A informação foi confirmada pelo comandante da Marinha do Brasil, o almirante de esquadra Almir Garnier Santos, que fez o anúncio ontem, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O número de empregos foi informado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), estatal federal do setor naval.

O Estaleiro Jurong Aracruz foi o vencedor da licitação, superando os finalistas Kership S.A.S e Damen Shipyards/Wilson Sons Estaleiros.

Imagem ilustrativa da imagem Construção de navio da Marinha no Estado vai ter 6.600 empregos
Imagens de projeção do novo navio da Marinha, que abre um novo mercado para o estaleiro no Espírito Santo |  Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil

“Abre um mercado diferente para a Jurong, que estava mais focada nas plataformas marítimas e navios de petróleo e gás. Isso mostra o potencial do Estado para esse novo tipo de mercado”, comenta o consultor empresarial Durval de Freitas.

As vagas serão preenchidas diretamente com a Jurong e por meio de empresas terceirizadas, via Sines locais. A expectativa da Marinha é de que o novo navio seja construído até 2025.

O NApAnt deverá ter capacidade para 102 tripulantes e será construído para substituir e realizar as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

O NApOc Ary Rongel foi incorporado à Marinha do Brasil em abril de 1994 e, a partir de então, a cada ano, opera em média durante seis meses na Antártida.

O consultor empresarial Leonardo Veloso, que já esteve a bordo do Ary Rongel e foi pesquisador da Marinha em 2001, explica que o antigo navio já era excelente, mas que o NApAnt será construído para se adaptar à nova estação brasileira de pesquisa na Antártida.

“O NApOc iria sair de operação em 2016, mas vai ficar ativo até o novo ficar pronto. A grande vantagem do NApAnt é que ele exige um número menor de gente para operá-lo, o que significa espaço para mais pesquisadores.”


SAIBA MAIS


Jurong venceu concorrência

  • Três consórcios disputaram a fase final da concorrência da Marinha do Brasil para obtenção de um navio de apoio Antártico (NApAnt).
  • O Estaleiro Jurong Aracruz foi o vencedor, superando as propostas da Damen Shipyards/Wilson Sons Estaleiros e da Kership S.A.S (joint venture entre as francesas Piriou e Naval Group).

Substituição

  • O NApAnt substituirá e desenvolverá as mesmas missões do navio de apoio oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, com capacidades aprimoradas, em função da experiência da Marinha no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e dos requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

Tarefas

  • O novo navio dará apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), por meio do transporte de pessoal e material para a Estação Antártica “Comandante Ferraz”.
  • Também fará transporte de pesquisadores e equipamentos científicos para determinados sítios do continente gelado, onde são necessárias as pesquisas do programa científico nacional.
  • E também coletará dados ambientais em prol da segurança da navegação no Oceano Antártico.

Características

  • Poucas informações foram divulgadas sobre o novo navio. O que se sabe até o momento é que ele terá capacidade para 102 tripulantes e demandará menos pessoas na operação, o que abrirá mais vagas para pesquisadores.
  • Além disso, contará com os seguintes equipamentos: ecobatímetro monofeixe de tripla frequência, com capacidade de obter dados de até 10 mil metros de profundidade; sensor de movimento para o sistema de oceanografia; sensor giro-GPS para o sistema de oceanografia (ADCP) e meteorologia; perfilador de correntes por efeito doppler acústico (ADCP) com frequência de 75 khz e fixo no casco; termossalinógrafo e receptor de imagens meteorológicas de satélites em órbita polar.

E o antigo?

  • O NApOc Ary Rongel foi construído na Noruega em 1981 e foi incorporado à Marinha do Brasil em abril de 1994 para substituir o Barão de Teffé (H-42). A partir de então, a cada ano, opera em média durante seis meses na Antártida.

Fonte: Marinha do Brasil.

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