X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Congresso derruba veto e 4 cidades capixabas devem entrar na Sudene


Ouvir

Escute essa reportagem

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à inclusão de quatro municípios capixabas à área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que oferece incentivos tributários para vários setores.

Com a derrubada do veto, a inclusão de quatro cidades capixabas e outras 80 de Minas Gerais à Sudene agora deverá ser promulgada. No Estado, passam a integrar a área da entidade os municípios de Aracruz, Governador Lindenberg, Itarana e Itaguaçu.

Imagem ilustrativa da imagem Congresso derruba veto e 4 cidades capixabas devem entrar na Sudene
Vista de Aracruz pelo Portocel, da Suzano: incentivos fiscais na cidade |  Foto: Divulgação

Entre os benefícios das empresas que atuam nas áreas da Sudene estão incentivos fiscais, que variam entre 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas.

As condições criam competitividade para atrair novas empresas e investimentos, gerando renda e novos empregos nos municípios incluídos, além daqueles indiretamente afetados.

Além dos incentivos fiscais, as cidades passam a contar com linhas de crédito diferenciadas ofertadas pelo Banco do Nordeste (BNB), que engloba os nove estados do Nordeste, além do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico do Estado, Thyago Hoffmann, destacou que o governo atuará junto aos municípios para potencializar investimentos.

“É preciso capacitar as prefeituras para compreenderem as leis municipais de incentivo, para que possam usar muito bem o incentivo da Sudene, desenvolvendo as potencialidades locais”, disse.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo Faria de Azevedo, destacou o potencial da logística na região, agora favorecida pela inclusão na Sudene.

“O município já tem uma posição privilegiada do ponto de vista logístico, o que favorece o desenvolvimento desse setor. Será positivo para novos investimentos e ampliação dos existentes”


SAIBA MAIS


Abrangência

  • S Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional com objetivo de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
  • A Sudene abrange totalmente os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e, parcialmente, os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Inclusão

  • Com a derrubada do veto ao projeto de inclusão de novos municípios, passam a integrar a área da Sudene no Estado os municípios de Aracruz, Governador Lindenberg, Itarana e Itaguaçu, totalizando 32 cidades capixabas alcançadas.

Benefícios

  • Segundo o governo federal, os incentivos concedidos pela Sudene a empresas da área alavancaram investimentos da ordem de R$ 9,8 bilhões em 2020.
  • Os principais instrumentos foram a redução de 75% do valor do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e adicionais não restituíveis e o reinvestimento de 30% do IRPJ devido.

Fonte: Sudene e Congresso Nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: