5G começa a funcionar em Vitória no próximo dia 22
Anúncio foi feito ontem por Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel. Oito capitais já têm a nova geração de telefonia móvel
Escute essa reportagem

O 5G puro (chamado de standalone) vai ser ativado em Vitória na próxima segunda-feira, dia 22.
A informação é de Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da rede.
Além da capital do Estado, Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas também vão receber a tecnologia no mesmo dia.
Desde ontem, Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) contam com o 5G puro, cuja operação foi liberada pela Anatel.
Com essas cidades, já são oito no País a contar com a nova geração de telefonia, após São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Na semana que vem, serão 12 no total.
Queiroz informou que será marcada uma reunião extraordinária do Gaispi amanhã, para autorizar que a nova rede seja acionada nas novas capitais.
“Os trabalhos avançaram e os testes com as novas redes começam amanhã”, disse Queirós.
Até agora, Brasília, João Pessoa, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e Curitiba já tiveram a nova rede lançada pelas operadoras de telefonia móvel.
Segundo Queiroz, ainda não se sabe ao certo o volume de antenas 5G que serão instaladas nessas capitais.
Aparelho
Para poder usufruir da internet móvel de quinta geração, é necessário ter um celular que suporte o 5G. Os aparelhos mais recentes disponíveis no mercado contam com esse suporte. No momento, são cerca de 82 aparelhos com a tecnologia.
Atraso chegou a ser anunciado
Um atraso na liberação do sinal de internet 5G na cidade de Vitória chegou a ser anunciado pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz. A expectativa era para funcionamento apenas no fim de setembro. No entanto, a Anatel afirmou que manteria o prazo dado antes para 29 deste mês.
O prazo seria adiado porque as operadoras precisavam aguardar a chegada de equipamentos que evitariam interferência de sinais.
Comentários