Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Você conhece os dois sentidos do verbo “obviar”?

| 07/12/2019 09:11 h

Ele nasceu em 12 de dezembro de 1821, em Rouen, França. Em 1851, começou a escrever sua grande obra literária – Madame Bovary – e a terminou em 1857. Essa obra tem mais de 400 páginas.

Perfeccionista, demorava, em média, 5 anos para escrever um romance. Dizia que precisava sempre utilizar “a palavra certa”. Eis uma de suas célebres frases: “O estilo está nas palavras e dentro delas. É igualmente a alma e a carne de uma obra.” É considerado um dos maiores escritores franceses de todos os tempos. Passou por dificuldades financeiras no fim de sua vida. Morreu em 1880, em Croisset, França, provavelmente de acidente vascular cerebral. Ele é Gustave Flaubert.

08/12 (DOMINGO): Dia da Justiça. O verbo “obviar” tem dois sentidos: remediar e opor-se/resistir (Exemplo: Diante de tanta injustiça, como obviar a ela?). Veja-se a primeira pessoa do singular desse verbo no presente do indicativo: obvio (Pronúncia: /obvío/). Que não se confunda “obvio” com “óbvio” (= evidente).

09/12 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Aniversário da Cidade de Maceió (AL). Observe-se o sujeito sublinhado nesta frase: O resto das mercadorias CHEGARÁ a Maceió amanhã. No sujeito, com a expressão “o resto de”, o verbo pode concordar com o termo “resto” ou com a palavra “mercadorias” (Outra versão: O resto das mercadorias CHEGARÃO a Maceió amanhã.).

10/12 (TERÇA-FEIRA): Dia do Palhaço. É preciso ficar atento a um dos sentidos do verbo “parecer”: assemelhar-se. Isso porque, com esse sentido, torna-se um verbo pronominal. Não se diz que “Fulano parece com Beltrano”; deve-se dizer que “Fulano se parece com Beltrano” (Exemplo: Dizem que me pareço com o palhaço do circo.).

11/12 (QUARTA-FEIRA): Dia do Engenheiro. O adjetivo “pênsil” que dizer “suspenso”. Observe-se que, em pênsil, usa-se o acento circunflexo na vogal “e”. Além disso, grafa-se a segunda sílaba com “s”. No plural de pênsil, mantém-se esse acento e se troca “sil” por “seis” (Exemplo: O engenheiro envolveu-se na construção de duas pontes pênseis na região.).

12/12 (QUINTA-FEIRA): Dia do Aniversário da Cidade de Belo Horizonte (MG). O prefixo “para” vem do grego “pará” (= junto de). Ele exprime a ideia de “proximidade, ao lado de, semelhança”. Esse prefixo une-se ao segundo elemento sem hífen (Exemplo: Um grupo de alunos foi a Belo Horizonte participar de evento na área de Parapsicologia.).

13/12 (SEXTA-FEIRA): Dia do Cego. Leia-se o verbo “poder” com acento diferencial: pode (Pronúncia: /póde/) e pôde. A primeira flexão indica presente (Exemplo: Temporariamente cego, hoje José não pode sair de casa.); a segunda, pretérito/passado (Exemplo: Temporariamente cego, ontem José não pôde sair de casa.).

14/12 (SÁBADO): Dia do Engenheiro de Pesca. Às vezes, encontra-se a expressão “sendo que” em construções frasais. Trata-se de uma expressão prolixa, ou seja, desnecessária (Exemplo: O pescador trouxe muitos peixes, sendo que alguns deles ainda vivos.). Para corrigir essa frase, basta excluir “sendo que”: (...) peixes, alguns deles ainda vivos.

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade
O elemento “necro” vem do grego “nekrós” (= morte, morto, cadáver). Ele faz parte de várias palavras da língua portuguesa. Vejam-se algumas delas: necrofobia (medo mórbido da morte ou dos mortos), necrópole (parte das cidades antigas destinada ao sepultamento dos mortos), necromancia (suposta arte de adivinhar o futuro por meio de contato com os mortos) e necrologia (relação de óbitos).

J. Jerry Tononi é professor universitário, palestrante, escritor e consultor em texto administrativo/empresarial, jurídico e acadêmico

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS