X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

“Porventura” e “por ventura”

| 06/06/2020 07:16 h | Atualizado em 06/06/2020, 07:37

No calendário gramatical desta semana, as sete dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Flexão verbal. 2. Ortografia. 3. Ambiguidade. 4. Semântica. 5. Conjunção. 6. Flexão de número.

07/06 (Domingo): Dia da Assinatura do Tratado de Tordesilhas. As palavras “controvérsia” e “controverso” são comuns. Emprega-se pouco o verbo “controverter”, o qual tem o sentido de “fazer objeção a, contestar”. Vejam-se algumas flexões desse verbo: controverto; controverti; controverterei (Exemplo: Todos assinaram o tratado, sem que ninguém o controvertesse.).

08/06 (Segunda-feira): Dia do Citricultor. O verbo “destilar” vem do latim “destillare” (de “stilla”, gota). Diante disso, não existe o verbo “distilar”, com “dis”. Destilar, com “des”, significa “fazer a destilação de, deixar cair gota a gota” (Exemplo: O fazendeiro decidiu destilar sucos de frutas cítricas.). Vale lembrar que não existem “distilaria” e “distilação”.

09/06 (Terça-feira): Dia do Jovem. Leia-se esta frase ambígua (duplo sentido): No meio da multidão, havia um jovem, que dava gritos histéricos. Quem dava gritos histéricos? A multidão? O jovem? Para resolver essa dúvida, vejam-se estas sugestões: 1. No meio da multidão, que dava gritos histéricos (...). 2. (...) havia um jovem, o qual dava gritos histéricos.

10/06 (Quarta-feira): Dia da Raça. No mundo jurídico, “impetrar” quer dizer “requerer” (providência judicial). É importante dizer que requerer não significa “querer novamente”. Requerer tem o sentido de “solicitar mediante requerimento ou petição” (Exemplo: O advogado impetrou ao juiz a libertação de João, preso por comportamento violento e racista.).

11/06 (Quinta-feira): Dia da Marinha Brasileira. A expressão “à medida que” corresponde a “à proporção que” (Exemplo: O marinheiro ficava muito feliz à medida que seu navio aproximava-se do litoral.). Já a expressão “na medida em que” equivale a “uma vez que, já que, porque, por causa de, devido a”. Não existem “à medida em que” e “na medida que”.

12/06 (Sexta-feira): Dia dos Namorados. Não é preciso pluralizar certas palavras. Elas já sugerem a ideia de “conjunto”. Como exemplo, cita-se aqui “correspondência”: Vinícius não recebeu a correspondência (e não “correspondências”). Outro exemplo é “material”: Namorados e ansiosos por uma casa, eles já compraram material de construção (e não “materiais” de construção).

13/06 (Sábado): Dia do Turista. O vocábulo “porventura” (junto) significa “acaso” (Exemplo: Se porventura viajar nas férias, avise-me, por gentileza.). Que não se esqueça de que se pode dizer “se acaso” (e não “se caso”). Já a palavra “por ventura” (separado) quer dizer “por sorte, por misericórdia” (Exemplo: Nas férias, no acidente, Paulo foi salvo por ventura.).

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS