Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Vitória e Viana têm uma morte em sete dias por covid

| 03/08/2021 13:14 h | Atualizado em 03/08/2021, 13:28

Paciente faz coleta de sangue para realização de teste rápido de covid-19
Paciente faz coleta de sangue para realização de teste rápido de covid-19 |  Foto: Dayana Souza / AT - 09/06/2020

Com 69% da população adulta já vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina contra a covid-19 no Estado, a luta contra a pandemia continua dando sinais de melhora. Na Grande Vitória, a capital e Viana registraram uma morte nos últimos sete dias.

Em Viana, a última morte registrada pela doença foi na terça-feira passada, dia 27.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destacou que o município atingiu a cobertura vacinal de 100% com a primeira dose para o público com idades entre 18 anos e mais de 60.

“Queremos atingir a mesma meta com a segunda dose, tanto dentro do 'Estudo Viana Vacinada', com a meia dose da AstraZeneca, quanto com a dose padrão. A vacinação é de suma importância. Isso está comprovado. Acredito que vamos sair desta pandemia sem perdas de tantas vidas, pois, mesmo uma morte que tenha como motivo esta doença nos entristece”.

O prefeito alertou, ainda, para a manutenção dos cuidados de uso de máscara, higienização das mãos, além de evitar aglomerações.

Já Vitória, que chegou a ficar sem registro de mortes por sete dias, teve um óbito confirmado ontem.

A secretária municipal de Saúde de Vitória, Thais Cohen, revelou que o município tem apresentado uma queda no número de mortes de forma sistemática.

“Mas, uma morte em uma semana, é a perda de uma pessoa. É uma família que, na semana, perdeu alguém importante. Mas essa redução nos deixa a esperança de estarmos superando a pandemia”.

Ela destacou que o número menor de casos ativos e de mortes é sinal de uma desaceleração na pandemia. “É consequência da vacinação, da captação precoce de casos graves e da grande oferta de testes rápidos e de RT-PCR. Sabemos que, quanto maior a oferta de testes por habitante, maior a possibilidade de identificação de pessoas com a doença e do bloqueio”.

Cidades

Dos 78 municípios capixabas, o Estado tinha, ontem, 50 sem nenhum registro de morte por covid-19 no período. Do total, 19 cidades tinham uma morte.

Se considerar os últimos 14 dias, 34 cidades não registraram nenhuma morte por covid.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS