X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vila Velha pode reabrir lojas e bares em horário normal


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vila Velha pode reabrir lojas e bares em horário normal
Movimentação no Polo da Glória, em Vila Velha: lojas podem ter funcionamento normal a partir de segunda-feira |  Foto: Fábio Nunes - 11/05/2020

Mais duas cidades da Grande Vitória vão poder reabrir o comércio, bares e restaurantes sem restrições de horários: Vila Velha e Viana, que agora estão com risco baixo de contaminação pela Covid-19. Elas se juntam a Vitória e Serra, que na semana passada já estavam na “zona verde” do Mapa de Risco.

Guarapari e Cariacica ainda seguem no risco moderado e estão com limitações impostas pelo governo do Estado.

Com isso, Vila Velha e Viana passarão a ter lojas de rua e shoppings funcionando em horário normal, podendo abrir pela manhã, à tarde e à noite, a partir da próxima segunda-feira (14).

Os shoppings vão poder voltar a abrir aos domingos, a partir do próximo dia 20. O uso de máscara é obrigatório e o limite é de um cliente a cada 10 metros quadrados.

Bares e restaurantes podem abrir sem restrição de horários e dias. Nestes locais. é possível ter música ao vivo ambiente. É preciso haver distanciamento de mesas e limite de um cliente a cada 10 metros quadrados, com obrigatoriedade de máscara.

As mesmas regras também valem para os municípios de Vitória e da Serra. O 22º Mapa de Risco, preparado pelo governo do Estado, terá vigência entre a próxima segunda-feira e domingo, dia 20.

Agora, 39 municípios capixabas estão classificados em risco baixo (verde), entre os quais, Santa Teresa, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.

Outros 39 municípios estão em risco moderado (amarelo), como Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Cariacica, Colatina e São Mateus. Nenhuma cidade está classificada com risco alto (vermelho).

Dentre vários fatores, o mapa leva em conta o coeficiente de casos ativos por município nos últimos 28 dias, a quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de mortes dos últimos 14 dias.

Representantes do comércio comemoram a decisão 

Com a divulgação do novo Mapa de Risco na sexta-feira (11), pelo governador Renato Casagrande, Vila Velha e Viana passaram para o risco baixo de contaminação pela Covid-19.

Segundo o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindibares/Abrasel-ES), Rodrigo Miguel Vervloet, a notícia alegrou o setor, que está preparado para voltar com segurança.

“Durante todo esse período, demonstramos que os protocolos de prevenção são eficazes, tanto que os índices de contaminação abaixaram. Recebemos com muita felicidade mais esse passo na retomada do setor”, ressaltou.

O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio-ES), José Lino Sepulcri, também comemorou a notícia. Ele disse que agora torce para que Cariacica também vá para o risco baixo, já que o município é importante para o faturamento do comércio na Grande Vitória.

“Essa novidade é de vital importância, porque já estamos tendo resultados significativos nas vendas. Agosto, por exemplo, já melhorou”, pontuou.


Saiba mais


Risco baixo

  • Afonso Cláudio, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Bares e restaurantes

  • Não há restrição de horários e dias da semana para funcionamento, podendo ficar abertos à noite. É possível ter música ao vivo ambiente. Todas as medidas de segurança continuam valendo, como distanciamento de mesas, limite de um cliente por 10 metros quadrados, obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, especialmente enquanto estiverem circulando, entre outras.

Comércio de rua e shoppings

  • Passam a não ter mais restrição de horário, podendo funcionar pela manhã, à tarde e à noite. Shoppings podem voltar a abrir em horário normal, inclusive aos domingos. Funcionamento de todos os estabelecimentos segue as regras de segurança, com uso de máscara obrigatório e limite de um cliente por 10 metros quadrados.

Cinema, shows e boates

  • Continuam com funcionamento proibido. Cinemas e shows, apenas no formato drive-in.

Prática de exercícios e esportes

  • Academias estão abertas, com medidas de segurança. Foi autorizada a prática de pilates e similares para a população acima de 60 anos. Estão liberadas também atividades coletivas aeróbicas em locais abertos sem público (futebol, basquete e outros).

Risco Moderado

  • Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, São José do Calçado, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Vila Pavão.

Comércio e shoppings

  • Funcionamento de estabelecimentos comerciais de segunda a sexta, no horário das 10 às 16 horas e, no sábado das 9 às 15 horas. Municípios com até 70 mil habitantes poderão fixar o horário de atendimento, não podendo ultrapassar 6 horas de funcionamento diário. Atendimento nos shoppings, de segunda a sábado, com funcionamento limitado das 12h às 20h.

Bares e restaurantes

  • Funcionamento de restaurantes, inclusive os de shoppings, todos os dias da semana, até as 18 horas. Bares não podem abrir.

Atividades físicas

  • Funcionamento das academias, com regras. Liberação das atividades aeróbicas individuais e autorização da prática de pilates e similares para a população acima de 60 anos. Autorização da prática de atividades coletivas aeróbicas em locais abertos e sem público.

Risco alto

  • Não há nenhuma cidade capixaba em risco alto.

Fonte: Governo do Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: