Vacinador é obrigado a mostrar seringa cheia e vazia na hora de vacinar contra Covid?
Escute essa reportagem

Após o caso do profissional de saúde que fingiu aplicar a vacina contra Covid-19 em uma idosa, de 71 anos, em Vitória, surgem algumas dúvidas sobre os procedimentos no momento da imunização. Uma delas é: o vacinador é obrigado ou não a mostrar a seringa para a pessoa que vai receber a vacina antes e depois da vacinação?
Não há uma lei que obrigue esse procedimento, no entanto a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), Andressa Barcellos, afirma que durante a formação os estudantes são orientados a apresentar cada etapa do procedimento ao paciente.
De acordo com ela, apresentar o frasco de vacina, informar a quantidade de imunizante será aspirada do frasco para realizar a vacinação, mostrar a seringa cheia e vazia, após a aplicação, fazem parte desse processo no momento da imunização.
"A orientação é que o profissional informe ao paciente todas as etapas do processo que ele está fazendo, envolver o paciente no procedimento e isso traz segurança, minimiza dúvidas e reduz desgastes. O paciente, às vezes, não conhece os procedimentos de enfermagem. Nós é que temos familiaridade com esses procedimentos. O paciente não tem obrigação de conhecer, mas por uma questão de respeito e profissionalismo a gente precisa orientar", explica ela, ressaltando que isso também serve para a segurança do profissional.
Barcellos lamentou o caso registrado em Vitória, mas frisou ser tratar de uma exceção e que vai ser tratada com base na lei e no código de ética do conselho, que vai instaurar procedimento para apurar a conduta do servidor.
O presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sitaen-ES) Osmano Amaral Cândido, também explicou que a família ou acompanhante da pessoa que vai se vacinar pode filmar ou tirar foto do momento da imunização.
"Não vejo problema, porque isso está tendo uma comoção a nível de Brasil. Se a família pediu, eu não vejo problema nenhum do profissional mostrar a seringa. Tanto que já foi divulgado várias vezes que a pessoa gravar", disse ele.
Ainda segundo ele, muitos dos profissionais já se adiantam a esse processo, dando transparência a imunização, mostrando a seringa vazia depois da aplicação para quem recebeu a vacina mesmo que não seja pedido.
Comentários