Vacinação para crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado
Estimativa é de que mais de 396 mil pessoas desse grupo sejam imunizadas com doses da Pfizer no Espírito Santo
Escute essa reportagem
Chegou o dia de iniciar a vacinação do público infantil contra a covid-19 no Estado. A estimativa é de que mais de 396 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos comecem a ser imunizadas com doses da Pfizer no Espírito Santo.
Neste sábado (15), às 11 horas, haverá um ato simbólico para dar início à imunização desse público. A solenidade acontecerá no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.
A vacinação também começa neste sábado em alguns municípios, a exemplo de Cariacica. O primeiro grupo a ser vacinado é o de crianças de 11 anos sem comorbidades (doenças preexistentes) e de 5 a 11 com deficiência permanente e/ou comorbidades. Serão disponibilizadas mil vagas.

Em Cariacica, a vacinação será feita somente mediante agendamento, que foi aberto na sexta. A ação acontecerá no Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e na Unidade Básica de Saúde de Nova Rosa da Penha, das 13h às 16h30.
A Secretaria de Saúde de Vitória também abriu agendamento na sexta, com 1.750 vagas, para a aplicação da dose. A capital tem 31.734 crianças nessa faixa etária. A vacinação será hoje no Maanaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha e na Unidade de Saúde Santo André, das 12h às 18h.
Já a Serra abre agendamento online, a partir da próxima segunda-feira, às 18 horas. Quem participar do primeiro agendamento, cuja quantidade de vagas ainda será divulgada, receberá o imunizante na quarta, quinta e sexta-feira.
Vila Velha vai disponibilizar na próxima semana 2.500 vagas para imunização das crianças de 11 anos com e sem comorbidades. O agendamento está previsto para ser disponibilizado no site da prefeitura, na próxima quarta-feira, às 15h. Abrindo o agendamento, os imunizantes da Pfizer de uso pediátrico serão administrados na quinta e sexta, no Tartarugão e na Unidade de Saúde de Vila Nova.
SAIBA MAIS
Vacinação de crianças
Com a chegada de 24.100 doses de vacinas pediátricas da Pfizer ontem ao Espírito Santo, as prefeituras e o governo do Estado começam hoje a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
O grupo tem 396 mil pessoas no Estado.
Quem será vacinado agora
Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades (doenças ou condições preexistentes), com alguma deficiência permanente ou indígenas.
Crianças, em geral, de 11 anos.
Algumas Comorbidades
Diabetes, pneumopatias crônicas graves (fibrose cística, asma grave e outras), hipertensão, arritmias cardíacas, obesidade mórbida, síndrome de Down, imunossuprimidos (transplantados, pessoas com HIV, em tratamento de câncer) e outros.
É preciso apresentar laudos.
Próximos grupos
Com a previsão de chegada de remessas semanais, à medida que os grupos forem alcançados, as faixas etárias das crianças serão ampliadas, até chegar aos mais novos.
Dosagem
O intervalo será de oito semanas entre as doses pediátricas, que têm um terço da dose usada em pessoas a partir de 12 anos de idade.
Fonte: Governo federal e do Estado.
Comentários