Saiba quais são os bairros de Vitória com maior incidência de Covid-19
Escute essa reportagem


Jabour, Enseada do Suá e Piedade lideram o ranking de bairros com maior incidência em Covid-19, em Vitória, segundo o último boletim epidemiológico por bairro atualizado pela prefeitura na quinta-feira (21).
Os três bairros têm, respectivamente, taxas de 204,26; 190,11, e 170,45. Para chegar a essas taxas, a prefeitura considerou uma proporção do número de casos da doença para cada 10 mil habitantes por bairro.
Completam ainda a lista dos bairros com maior incidência de Covid-19, Horto (com taxa de 97,09), Santa Cecília (taxa de 93,06) e Santo André (taxa de 91,72).
Confira nas tabelas ao lado os números de casos por bairro e a taxa de incidência de cada um deles.
Entenda o cálculo
Para o matemático Diego Henrique, o cálculo utilizado para identificar os bairros mais atingidos pela doença foi justo.

“Quando a gente fala só em casos, nós estamos falando de números absolutos. Só que não tem como usar esses números para comparar com locais diferentes, até porque, em bairros diferentes, tem quantidade diferente de habitantes. A única forma que temos de comparar os bairros é olhando proporcionalmente”.
A Secretária Municipal de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, explicou que o método por incidência foi utilizado pela prefeitura como uma forma de levantar os possíveis casos da doença de maneira mais ampla.
“Nós não podemos olhar os números de forma isolada, porque os bairros têm quantidade de habitantes muitos diferentes. Alguns são mais populosos, outros não”, explica.
Sobre os altos índices das taxas nos bairros, a secretária garante que, com o novo método de avaliação, cada localidade terá a atenção merecida da prefeitura para o combate da doença. “Temos uma rede preparada e treinada para atender os casos suspeitos e os notificados”, afirmou.
Saiba mais
Para chegar à taxa de incidência, a Prefeitura de Vitória considerou o número de casos confirmados de Covid-19 a cada 10 mil habitantes por bairro, e o número total de moradores em cada bairro.
Comentários