Saiba o que é proxalutamida, o medicamento que será testado contra Covid
Escute essa reportagem
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na segunda-feira (19) a realização de um estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento proxalutamida na redução da infecção viral causada pelo novo coronavírus e no processo inflamatório provocado pela Covid-19. Mas que medicamento é esse?
De acordo com informações da Folha de São Paulo, o medicamento é um bloqueador de hormônios masculinos inicialmente testado para tumores de mama e próstata e virou alvo de estudos recentes para o tratamento da Covid.
O medicamento tem sido apontado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como uma nova aposta contra a Covid -em algumas ocasiões, o remédio foi citado junto com outros comprovadamente ineficazes para a doença, como a cloroquina.
"Tem uma coisa que eu acompanho há algum tempo, e nós temos que estudar aqui no Brasil. Chama-se proxalutamida. Já tem uns três meses que isso aí... Não tá no mercado, é uma droga ainda em estudo, sendo estudada", disse Jair Bolsonaro no domingo (18).
Ainda não há, porém, estudos publicados em revistas de prestígio ou revisados por pares que confirmem a eficácia da droga contra a Covid.
O estudo autorizado pela Anvisa é de fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, para avaliar a eficácia e a segurança da substância em participantes ambulatoriais do sexo masculino com Covid-19 leve a moderada e tem patrocínio da empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, sediada na China.
No Brasil, serão 50 voluntários - 12 deles do estado de Roraima e os 38 restantes de São Paulo. Além do País, o estudo ainda será realizado na Alemanha, Argentina, África do Sul, Ucrânia, México e Estados Unidos.
Comentários